Três exercícios de remada favoritos de Michael Booth
Conheça os três exercícios de remada favoritos do campeão mundial de SUP Race e australiano de surfski ... leia mais
Olá pessoal! Estamos de volta com mais dicas de como melhorar o seu desempenho físico durante a prática esportiva. Hoje vamos falar sobre o uso de um acessório barato, bastante versátil e que pode ser utilizado tanto em academias, como na sua casa ou até mesmo em viagens, já que é fácil de transportar. Trata-se do elástico extensor.
Uma das principais vantagens do acessório é que ele pode ser usado tanto para trabalhar os membros superiores, quanto os membros inferiores, sendo útil não só para fortalecer a musculatura, mas também para exercícios preventivos e de fisioterapia.
Primeiro, é importante que você saiba que existem dois tipos de elástico: os extensores, que são aqueles tubulares com pegadores e/ou alças acopladas; e as faixas elásticas.
Exercícios com elásticos extensores ajudam a trabalhar diferentes grupos musculares do corpo e estimulam a coordenação motora. Elásticos extensores podem ser uma excelente opção para quem precisa exercitar a região do peitoral sem possuir, necessariamente, uma barra ou halteres. Quem também sofre com dores no joelho, pode incluir o uso do acessório nos treinos pois ajuda a fortalecer os músculos ao redor da articulação. No caso dos exercícios para os braços, eles são ótimos para melhorar a mobilidade e flexibilidade, diminuindo a tensão dos ombros.
Já com a faixa elástica, serão trabalhados mais exercícios de resistência, sempre de forma progressiva. À medida em que você for esticando a faixa elástica, usando a força do seu corpo, você não só potencializa os exercícios de força, como ajuda a alongar os músculos e aumentar a sua massa muscular.
Lembre-se que com este acessório o foco é concentrar a atenção na forma adequada do movimento e não no número de repetições. Por isso, as séries com exercícios que utilizam a faixa elástica são mais curtas (em média de 12 a 15 repetições). Você inclusive pode dobrar a faixa se não tiver uma grande variedade de pesos ou se precisar de resistência extra.
E não se esqueça de ficar atento à espessura e ao comprimento da faixa elástica. A resistência varia de um modelo para o outro. Quanto mais forte, mais difícil será executar os exercícios. Temos ainda a famosa Mini Band, em formato circular, geralmente usada para exercícios de abdução de quadril, passadas laterais e abertura de braços, e a TheraBand, uma tira que pode ser de diversos tamanhos.
Encerramos por aqui. Espero que essas dicas ajudem vocês a treinarem de forma mais eficiente. Bons treinos e até breve!