Dicas essenciais para treinar sob altas temperaturas

Compartilhe
treinar sob altas temperaturas
De acordo com os meteorologistas, uma onda de calor indica que temperaturas históricas, bem acima do normal para o mês de novembro. Foto: Ketut Subiyanto/ Pexels

Olá amigos do Aloha Spirit Mídia! De acordo com os meteorologistas, uma onda de calor indica que temperaturas históricas, bem acima do normal para o mês de novembro, poderão ser registradas em boa parte do país. Assim, aproveito aqui para deixar algumas recomendações super importantes para os treinos nessas circunstâncias.

Primeiro, redobre a hidratação! A temperatura corporal tende a aumentar quando se pratica exercícios físicos, consequentemente a quantidade de suor também. Portanto, quanto mais elevada a temperatura do ambiente, maior é a perda de líquidos do corpo. Por isso, beba bastante água e aposte em bebidas isotônicas para repor os sais perdidos durante a atividade física. Uma dica importante é ingerir por goles, em pequenas quantidades, no decorrer do treino e não de uma só vez. A ingestão exagerada pode levar a um desconforto, como aquela sensação de peso.    

Veja também > Abdominais: mitos e verdades que podem mudar sua perspectiva dos treinos

Dê também uma atenção especial para a alimentação, repondo o estoque de glicogênio nos músculos. Isso ajuda a evitar a falta de energia nos treinos. Prefira comidas de fácil digestão, como verduras e legumes, preferencialmente crus, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água.

O excesso de calor combinado com o esforço físico pode resultar em tonturas, dores de cabeça e exaustão. Por isso, é importante aumentar o número e a duração dos intervalos entre cada série de exercícios e reduzir as atividades cardiovasculares, como corridas e pedaladas.

As atividades que são realizadas na água costumam ser muito propícias nos dias mais quentes. Além de se refrescar, melhoram o condicionamento físico. Algumas opções são natação, que contribui diretamente para melhorar o sistema cardiorrespiratório, remo e stand up paddle, ótimos para trabalhar o core e para para o fortalecimento da parte superior do organismo, além do surf, que tonifica diversos músculos ao mesmo tempo.

Se for praticar atividades ao ar livre, procure períodos em que os raios solares estão mais amenos, como no início da manhã ou no fim da tarde e à noite. Lembre-se que a exposição ao sol pode trazer graves consequências para a saúde, como insolação, até mesmo aumentar o risco de doenças de pele – logo, não se esqueça do protetor solar! Use boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça.

Outra dica legal é optar por roupas feitas de materiais que permitam mais ventilação corporal, como o algodão. Cores claras também ajudam a refletir o calor.

Espero mais uma vez ter ajudado vocês! Bons treinos e até breve!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe