Riscos do verão para remadores e as expedições de fim de ano
Douglas Moura fala sobre os riscos do verão para remadores e as expedições de fim de ano em uma época de ... leia mais
Se você pratica alguma atividade aquática, é muito importante que domine ao menos os princípios fundamentais da aquacidade. Mas você sabe o que isso significa?
Os esportes de aventura e as práticas corporais ao ar livre ganharam espaço pós-pandemia, maximizando e potencializando o combate ao sedentarismo. Os esportes de praia tiveram uma grande procura nos estados litorâneos.
Vamos aqui abordar conceitos relacionados aos esportes náuticos e à importância da aquacidade. Mas primeiramente, preciso que você saiba a definição desse termo.
A aquacidade é a competência, o controle emocional e o grau de habilidade no ambiente aquático, principalmente em águas abertas. Compreende:
A capacidade de se deslocar na água é influenciada por diversos fatores, como a densidade do corpo, a forma e o tamanho do corpo, a presença de objetos esportivos ou até mesmo o resgate de outra pessoa.
Animais como peixes, golfinhos e baleias possuem adaptações específicas para se movimentarem na água, como nadadeiras, caudas e hidrodinâmica corporal. Já outros animais, como os anfíbios, possuem capacidade limitada de natação e geralmente se deslocam mais facilmente em terra ou em águas rasas. Os humanos também são capazes de nadar, mas sua eficiência depende de habilidades motoras, condicionamento físico e técnicas de natação adequadas.
Assim, quando falamos de esportes náuticos (esportes em águas abertas), estamos nos referindo aos esportes de aventura, que se caracterizam por movimentos corporais envolvendo riscos calculados e desafios em ambientes naturais, como oceanos, rios e corredeiras. Essas atividades geralmente exigem habilidades específicas, condicionamento físico e equipamentos adequados.
O objetivo do esporte de aventura é superar limites pessoais, explorar a natureza e vivenciar experiências únicas e emocionantes. É uma maneira de se conectar com a natureza. Além disso, pode ser uma forma de promover a conservação da natureza e a educação ambiental.
Então, antes de iniciar suas atividades aquáticas, procure um profissional de educação física para uma avaliação, orientação ou treinamento de sua aquacidade. Essas recomendações valem para atletas e praticantes de todos os níveis nos esportes náuticos.
Lembrando que existem acessórios que podem auxiliar na aquacidade (flutuação), mas não devemos depositar total confiança neles.
Até a próxima.