
Técnicas de remada em travessias recreativas de stand up paddle
Daniel Aratangy fala sobre as técnicas de remada para stand up paddle que aplica durante suas travessias ... leia mais
Possivelmente a diversão máxima da maioria dos remadores é a condição de downwind, situação em que a ondulação e o vento estão na mesma direção. Evidente que a escolha da quilha correta, auxiliará a conectar os famosos “bumps”, que são as várias ondas oceânicas durante a remada.
É necessário informar que as quilhas denominadas “all conditions” podem ser utilizadas na remada de downwind, mas à medida em que as condições climáticas se acentuam, se faz necessária a alteração de quilha.
Neste caso é recomendado quilhas com maior altura, mas especificamente na casa das 9 polegadas. Existem situações, como o Ceará (com a belíssima prova Molokabra), Laguna (SC), Ilhabela (SP), Saquarema (RJ) e Salvador (BA) onde as pranchas chegam a inclinar, com afundamento do bico e elevação da rabeta da prancha. Neste caso, quilhas com maior altura, passam a ser essenciais.
Confira algumas opções:
Logicamente que a Bark, juntamente com a Futures fins, lançaram este modelo com 9 polegadas. Desta vez, o remador Brad Gaul da Australia, auxiliou na construção da quilha e a mesma foi utilizada na travessia mais ousada de todos os tempos no prone paddlieboard: O estreito de 300 km entre o sul da Austrália e a ilha da Tasmânia.
A quilha com 9 polegadas é sempre utilizada pelo catarinense Nando Grilo, que venceu 2 edições do Molokabra, 2021 e 2022, na categoria Stock.
Uma das maiores inovações, a quilha tem 8,5 polegadas e com o meio vasada, ou seja, apenas o contorno da quilha em carbono. Tal inovação ajuda a neutralizar a corrente lateral, e por ser vasada, proporciona o fluxo de água por de dentro da quilha. A inovação é por conta do Shaper Larry Allison e é a opção de escolha de Mick Dibetta, veterano remador que já venceu por 2 vezes a travessia Molokai to Oahu.
Algumas quilhas desenvolvidas para o SUP, adaptam-se com sutiliza ao prone paddleboard. No caso a quilha mencionada, com tamanho de 9 polegadas, produzida pela Tri-fins, passam a ser uma das melhores escolhas de marca nacional para quilhas.
O mais importante é testar bastante várias opções de quilhas, para chegar na opção que mais lhe agrade. Nunca faça novas experiências em competições e sim durante os treinamentos.