5 paraísos brasileiros para você remar neste verão
Com 9.200 km de costa (considerando as saliências e reentrâncias do litoral) e abrigando a maior reserva ... leia mais
PARTE I
As provas de paddleboard tem enorme variedade de características: algumas são em aguas “flat” (como lagos e represas), outras em mares com fortes ondulações e outras em condições de ventos forte, como as atrativas provas de downind.
Para cada situação a escolha da quilha certa tarará mais conforto, eficiência e performance para o remador. Todas as quilhas mencionadas neste texto, são indicadas para a versão Stock do Paddleboard (pranchas de tamanho 12 pés).
No Brasil é comum ter grande quantidade de provas em águas calmas ou “flat”. Bons exemplos: Kialoa Paddle Challenge (Guarapiranga), Aloha Spirit Saquarema (na lagoa), Festival Itanhaense (no rio), Green Island (Represa Billings) e outras tantos exemplos .Neste caso, o interessante é ter quilha de menor tamanho. São recomendadas quilhas que variam entre 5,5 a 7 polegadas com pouco volume nas extremidades.
VESL KELL PRONE
Uma das versões mais vendidas internacionalmente é a quilha VESL Kell Prone, com 6 polegadas e base bastante avantajada. A quilha apresenta baixa resistência frontal e consegue manter o direcionamento da prancha.
TRI-FINS SINGLE QSB 39
A marca nacional TRi-Fins, tem uma versão muito similar a quilha citada acima (a qual utilizo com frequência). Outra versão interessante é a Single QSB 39, com 5.5 polegadas e base pequena. Como a quilha é pequena, é recomendada para pranchas de paddleboard que tem o fundo reto (com maior estabilidade).
Catarina G. Winkler, atual campeã brasileira, utiliza esta versão com muita frequência, tanto para provas no liso quanto em provas técnicas.
Existe um termo bastante utilizado nas provas: “All conditions”. Como o termo diz, a quilha é adaptável a qualquer condição de climática. Na prática, as quilhas com variações entre 7 a 8,5 polegadas, além de ser indicada para qualquer ocasião, também são boas nas ondas.
FCS 2
Um das quilhas mais vendidas nos Estados Unidos, para paddleboard é a FCS 2 central com tamanho de 8 polegadas. Uma das mais ecléticas do mercado.
BARK PRONE RDF
Em parceria com a Future Fins, os renomados remadores: Jack Bark dos Estados Unidos e Zeb Walsh da Australia, desenvolveram uma versão para mares com ondas (incluindo as provas técnicas) e também com velocidade nas curvas de boias. A quilha tem 7 polegadas e é uma das mais versáteis do mundo.
LARRY ALLINSON
Este é um nome consagrado nos Estados Unidos e muitos remadores de paddleboard adoram sua enorme variedade de quilhas. Uma de suas versão para “all conditions” é a Stinger Fin, com 7 polegadas de profundidade e designer arrojado. A quilha proporciona bastante estabilidade, visto que a base é ligeiramente mais larga.
Na segunda parte deste artigo, veremos as quilhas indicadas para downwind.