Período de transição para próxima temporada competitiva

Compartilhe
Período de transição competição
Paulo Vasco colocando a teoria em prática: “O período de transição é importante para manutenção das capacidades físicas importantes como flexibilidade, força e resistência aeróbia“. Foto: Arquivo pessoal

Fala galera, chegamos ao fim de mais um ano e para a maioria dos atletas, fim da temporada competitiva. No treinamento esportivo chamamos isto de período de transição.

Você sabe o que é período de transição no treinamento?

Quando o atleta está focado em uma competição alvo, seu treinador planeja um ciclo de treinamento, voltado para este atleta obter o melhor resultado naquela competição, ou seja, ajusta carga de treinamento, volume e intensidade dos treinos, que podem durar 6, 8 ou mais meses, classificado como macrociclo (exemplo; um planejamento de treinamento para o circuito Estadual, Nacional ou Mundial).

Assim quando o atleta finaliza o circuito ou evento alvo ele precisa de um período de transição para uma nova temporada, sendo fundamental para manutenção das capacidades físicas importantes como flexibilidade, força e resistência aeróbia.

O Período de transição possibilita ao atleta recuperar-se após os grandes esforços realizados durante o processo de treinamento. Este período tem como característica utilizar baixos níveis de intensidade e volume, resultando em uma queda esperada do condicionamento físico.

Período de transição competição
O período transitório ativo pode ser curto ou longo, podendo durar de 3 a 8 semanas. Foto: Arquivo pessoal

Segundo Gomes, A. C. (2009) um dos maiores nomes do treinamento esportivo, a duração do período transitório é dependente do ciclo competitivo do atleta e do grau de tensão aplicados durante o macrociclo. O período transitório ativo pode ser curto ou longo, podendo durar de 3 a 8 semanas (menores volumes e intensidade dos treinos). Este período é fundamental para a saúde física, mental e social do atleta, favorecendo uma nova temporada promissora.

O efeito profilático positivo é proporcionado pela combinação do descanso ativo (período de transição) e intervenções fisioterapêuticas que contribuem para recuperação de supertensões musculoesqueléticas sofridas pelo atleta.

Procure continuar com uma boa nutrição, hidratação e não fique parado curta suas ´´férias esportiva´´ de forma ativa e planejada.

´´O treinamento físico é um processo responsivo e progressivo´´. Paulo Vasco

Até a próxima galera.

Paulo Vasco

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe