11 City Tour terá pela primeira vez participação brasileira no paddleboard

Compartilhe
11 city tour paddleboard
Patrick Winkler encara desafio em prova de paddleboard de 220 km, na Holanda, em setembro. Foto: Arquivo pessoal

O tradicional evento 11 City Tour é uma prova destinada a remadores de SUP e Paddleboard de 220 km, realizada nos belíssimos canais fluviais que entrecortam a Holanda. O evento já tem 13 anos de tradição e conta com a participação de diversos remadores ao redor do mundo.

No caso do SUP, o Brasil já teve representantes na modalidade, inclusive no lugar mais alto do pódio, através da consagrada Lena Guimarães, campeã do 11 City Tour em 2019. Já no caso do paddleboard, que é a tradicional remada de prancha utilizando somente os braços, será a primeira edição que contará com a presença de um brasileiro.

Patrick Winkler é o remador latino-americano com maior experiência no cenário internacional, tendo participado de cinco edições do Campeonato Mundial (ISA World SUP & Paddleboard Championship) e primeiro brasileiro residente no país a realizar de paddleboard a Travessia Molokai to Oahu no Havaí, com 53 km de distância.

Gosto de novos desafios, mas confesso que o 11 City me dá arrepios. Minha maior distância percorrida foi a travessia Molokai to Oahu no Havaí, com 53 km. Agora terei que remar 220 km em cinco dias seguidos e espero estar à altura deste desafio”, comenta Winkler.

O 11 City Tour é um evento no estilo “Tour de France” onde o remador realiza a prova em cinco etapas diárias. Ao final de cada dia de prova é realizada a medição de tempo de cada etapa e ao final do evento, soma-se os tempos. A edição deste ano será realizada entre os dias 13 e 17 de setembro.

11 City Tour
Na 11 City Tour, competidores remam por 220 km, ao longo de 11 cidades, durante cinco dias de prova. Foto: 11 City Tour/ Reprodução

O evento foi originalmente produzido para remadores de SUP e o paddleboard teve seu ingresso seis anos atrás. Patrick Winkler recebeu o convite para remar através do bicampeão da prova, o holandês Bart Haveman.

Competi contra o Patrick Winkler no campeonato mundial da ISA, na Dinamarca em 2017, e será um prazer remar ao lado dele novamente”, comenta Bart, que além de remador é também embaixador do evento e tem bastante experiência neste tipo de distância e percurso.

Experiência na Raia

Patrick Winkler, desde o início de 2023, passou a treinar com o Head Coach da equipe brasileira, Américo Pinheiro. Ele é técnico e marido de Lena Guimarães, e tem muita bagagem nesta prova.

Patrick tem técnica, resistência, experiência e muita vontade de desafiar eventos ao redor do mundo. Estamos cada vez mais afinados, trabalhando fisicamente e mentalmente para cumprir o desafio”, disse o técnico Américo.

A edição 2023 do 11 City Tour terá ampla cobertura de mídia na Europa, e mais informações podem ser encontradas no website oficial:  sup11citytour.com.

Sobre o atleta

Especialista em diferentes modalidades de esportes aquáticos, Patrick Winkler via a essência da filosofia de um Waterman. CEO do Grupo Swim Channel (maior portal de natação da América Latina), remador latino-americano com maior experiência no cenário internacional do paddleboard, ele foi cinco vezes atleta da Seleção Brasileira em Campeonatos Mundiais.

Winkler é o atual campeão nacional da modalidade pela CBSurf e na natação é líder do ranking mundial nos 800 livre na categoria master 40+.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe