Esportes depois dos 50: benefícios, riscos e precauções
A busca pela prática de exercícios, principalmente após os 50 anos de idade, é altamente benéfica, mas ... leia mais
Oi pessoal, tudo bem? As temperaturas estão caindo e com isso é comum que os atletas percam um pouco a motivação de treinar no frio.
Mas estamos aqui para fazer com que você deixe a preguiça de lado e encontre bons motivos para manter o planejamento em dia. #partiutreino!
A primeira coisa que precisamos destacar é que estamos no período ideal para emagrecer. No frio, nosso organismo precisa de mais energia para se manter aquecido. Por isso, é uma tendência quase que natural que a gente se alimente com mais frequência nessa época do ano. Isso, ao contrário do que muitos pensam, é uma grande vantagem. Com as temperaturas mais baixas, o corpo gasta mais calorias do que nos dias mais quentes. Assim, ao manter o treinamento regular, você potencializa essa queima calórica.
Lembre-se que para que isso aconteça é preciso manter o controle da alimentação. Nosso instinto é buscar alimentos mais gordurosos e calóricos, portanto, procure não desviar dos seus objetivos e prefira itens mais saudáveis.
Quem sofre com problemas respiratórios, saiba que a natação é uma atividade ótima para aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento desse tipo de doença. Ela melhora e fortalece o sistema cardiorrespiratório, além de estimular o metabolismo, aumentando a imunidade. Ou seja, faz sentido você abandonar os treinos justamente na época do ano que você mais precisa dele? É claro que não!
Se você já está convencido a manter o foco e o planejamento de treinos nesse período, não se esqueça de aquecer o corpo antes da prática de qualquer atividade física. Com o frio, a musculatura e as articulações ficam mais enrijecidas e a resposta neural também é mais lenta. Dez a 15 minutos de aquecimento é o suficiente para ativar o corpo e evitar lesões.
Uma dica legal é colocar no seu planejamento de treinos uma prova mais leve. Ter um objetivo a curto prazo, faz com que o atleta ganhe mais motivação para treinar no frio. Considerando o período de férias escolares, também não é má ideia levar a família e amigos para um fim de semana em um local diferente, certo?
Espero que essa troca de experiências ajude a manter sua frequência nos treinos e que você mantenha o ritmo para atingir resultados mais efetivos!
Um abraço e até a próxima!