Treinamento: Só consigo remar no final de semana. Como evoluir?

Compartilhe
Remar no fim de semana
Para manter o condicionamento físico é muito importante encontrar alternativas, como a corrida, por exemplo. Foto: Arquivo pessoal

Para a maioria dos remadores, esta é a realidade! Provavelmente você também se identifica com esta situação, não é mesmo?

Seja qualquer tipo de esporte a remo, toda logística se torna um desafio para se encaixar no nosso dia a dia. Afinal, não é como corrida ou ciclismo onde você simplesmente calça seus tênis ou pega sua bicicleta e já sai de casa treinando pelo seu bairro. O local de treino e a armazenagem e/ou transporte do seu equipamento já são barreiras a serem enfrentadas logo de início.

Por isso, admiro nós, remadores, pois é necessário termos uma força de vontade acima da média, uma vez que muitos desistem do esporte (e desistem até mesmo antes de começarem), por essas dificuldades que encontramos para treinar.

Para aqueles remadores que não moram em cidades litorâneas, o acesso a um local de treino já começa como um primeiro desafio! Muitas vezes as represas, lagos ou rios não se encontram próximas a sua casa ou trabalho, fazendo com que tenhamos que nos deslocar em distâncias consideráveis, muitas vezes tomando tempo que não temos no nosso cotidiano. A outra barreira a ser transpassada é a armazenagem dos equipamentos.

Não é nada fácil guardarmos uma prancha de mais de quatro metros ou uma canoa de seis metros não é mesmo?

No final das contas encontramos um jeito ou outro. Ter um clube ou guardería facilita muito, isso é: quando se tem essas opções onde você treina. Caso contrário, fica aquela complicação de guardar o equipamento na garagem e transportá-lo todo treino. Sempre aquele velho ritual que estamos acostumados de “amarra prancha/canoa, desamarra prancha/canoa”.

Assim, vemos que remar durante semana na maior parte das vezes não é uma realidade!

O que fazer para continuar evoluindo se não posso remar o quanto gostaria?

remar fim de semana barra
Com uma barra simples de porta já é possível complementar com exercícios como pull ups (barra) e remadas. Foto: Arquivo pessoal

Temos diversas alternativas de exercícios para utilizar neste caso, para melhorar o condicionamento e voltar pra água mais preparado!

Estes treinos são chamados de cross training! CROSS TRAINING NÃO É TREINO TIPO CROSSFIT NÃO! Pode-se até utilizar o crossfit como um cross training, aliás, muitos usam e eu mesmo gosto de utilizar em alguns casos! Mas o cross training se refere ao treinamento cruzado! Ou seja, trata-se de adicionar outro esporte ou modalidade em seu treinamento para melhorar aquela modalidade que é o seu foco, para nós: o remo!

Este treinamento PRECISA ser feito com acompanhamento! Portanto, não adianta sair treinando todas as modalidades esperando ser um melhor remador! Vamos lembrar que nosso foco é REMAR MELHOR! Portanto, temos que treinar durante semana para estarmos melhores para nossas remadas.

O nosso principal trabalho fora da agua deve ser de prevenção a lesões, ou seja, o fortalecimento que ajuda a corrigir desequilíbrios musculares. Gosto de passar treinos de musculação sempre que possível para os meus atletas, pois assim conseguimos dar atenção especial para as articulações desejadas.

Na academia passo um trabalho de fortalecimento geral, onde sempre temos exercícios como supino, remada, agachamento, abdominal e elevação lateral. São aqueles exercícios mais básicos que não podem faltar! Neste trabalho de fortalecimento, buscamos melhorar a forca e a potência, para conseguir uma remada mais potente e assim aumentar a velocidade. Além destes exercícios vejo outros que cada atleta possa precisar individualmente, para fortalecer seus pontos fracos.

Caso o atleta não tenha acesso a uma academia, é possível fazer treinos com o peso corporal apenas, seguindo o mesmo pensamento da musculação: agachamentos com saltos, abdominais e flexões, são ótimas alternativas que não necessitam equipamentos, e com uma barra simples de porta já é possível complementar com exercícios como pull ups (barra) e remadas!

Temos também elásticos para treinos que possibilitam uma serie de variações para diversos exercícios! As barras de porta custam em torno de 80 reais, e os elásticos em torno de 50 reais! Ou seja, com 130 reais você já pode fazer treinos bem completos em sua casa! Então… SEM DESCULPAS!

Treinamento em circuito

Treinamentos em circuito são grandes aliados, porém, devem ser feitos sob orientação de um especialista em preparação física. Foto: Arquivo pessoal

Com esses exercícios podemos fazer também os famosos circuitos, muitas vezes conhecidos como funcional ou treino de hiit! (Não vou entrar no conceito e confusões sobre os nomes de cada tipo de treino para não me estender). Vamos focar na ideia de um treino onde realizamos diferentes exercícios, um seguido do outro, como um circuito onde conseguimos elevar a frequência cardíaca e o ritmo da respiração pela alta intensidade gerada!

Diferentemente dos exercícios de fortalecimento básico onde as série são pausadas e feitas um exercício por vez, somente então passando para outro. Estes circuitos são comuns no crossfit, onde se chamam ‘metcon’, ou o famoso ‘wod’!

Estes treinos não só fortalecem como ajudam na melhora do seu condicionamento físico e promovem uma melhor eficiência energética. Ou seja, melhora sua capacidade de suportar intensidades mais elevadas, fisiologicamente e até mentalmente, pois se acostuma a sentir aquela sensação de esforço intenso por mais tempo. O resultado disso é uma maior capacidade de geração de energia na hora da sua remada e uma maior capacidade física e mental de suportar remadas mais intensas por mais tempo!

Como falamos antes, o crossfit é um bom cross training. “Mas crossfit não machuca?”. Calma! Falando do esporte como ficou conhecido e não a marca, o crossfit bem executado e programado não machuca, pelo contrário, tem tudo o que falamos anteriormente, fortalecimento e treino de condicionamento metabólico! Aliás, está pronto para a verdade?

QUALQUER ESPORTE MACHUCA se realizado com intensidade e volume exagerado e TÉCNICA INADEQUADA (o que vejo muito no SUP e no Va’a).

Para este esporte é ainda mais essêncial que se tenha um treinador que entenda muito de técnica de cada movimento, a fim de executá-los de forma correta para não se machucar!

Por esse motivo gosto do crossfit como complemento! A NECESSIDADE DE TÉCNICA! Não há muito segredo ao fazer um supino ou uma rosca direta. Na musculação realizamos movimentos simples em geral. Já para fazer um clean and jerk e um snatch (movimentos de levantamento de peso utilizados no crossfit), é necessário muita técnica por ser um movimento complexo.

Com a realização de movimentos complexos, ganha-se um maior repertório motor e mais consciência corporal. O resultado disso é um maior controle do seu corpo que te ajudará a aplicar uma técnica melhor quando estiver com o remo na mão!

Não estou falando que você deve começar a fazer crossfit não! Apenas estou mostrando mais uma possibilidade do que fazer para evoluir se você não pode ir pra água! Novamente: procure um treinador que identifique suas fraquezas e trabalhe em cima delas dentro de um planejamento que se enquadre no seu dia a dia.

E se você pratica o crossfit, lembre-se: você é um remador, então deixe a para competir na água! Não adianta ganhar do seu colega no wod e comprometer o treino de SUP/ canoa! Dê o seu melhor em seus treinos de REMO!

Natação: um treino completo!

A natação é um treino completo e nos mantém próximos da água. Foto: Arquivo pessoal

A natação pode ser também um ótimo aliado para aqueles que não conseguem remar durante semana mas tem acesso a uma piscina.

Isso porque a natação trabalha todo o corpo, e exercita principalmente os músculos que usamos para remada! Grande dorsal, redondo maior, redondo menor, deltoide, tríceps… além dos membros inferiores, é claro.

É um esporte muito completo para ser usado como treinamento cruzado, possibilitando um treino metabólico muito parecido com o SUP e a canoa, podendo fazer treinos aeróbicos e anaeróbico, contínuos ou intervalados!

Além desses treinos, temos os treinos que são popularmente chamados de treinos aeróbicos: corrida e ciclismo.

Estes treinos são fantásticos como complementos para remadores, uma vez que os membros inferiores são os mais exigidos enquanto os membros superiores menos exigidos. Dessa forma esses aeróbicos podem ajudar a aumentar o volume de treinos melhorando sua capacidade cardiorrespiratória sem cansar os principais músculos que usamos nas remadas! Assim trabalhamos o coração e os pulmões enquanto damos umas “férias” para os braços e costas.

Todos estes treinos podem ser encaixados na sua semana, mas lembre-se que é essencial um treinador que entenda suas necessidades e adeque os treinos para você.

E para aqueles que estão pensando que estes treinos substituem a necessidade dos treinos específicos de remada, sinto-lhes informar, mas se você quer remar melhor: VÁ REMAR. Será sem dúvida mais eficiente você encontrar tempo para mais uma hora de treino durante a semana do que fazer outro esporte como cross training!

Mas se você não consegue essas horas a mais de remada, não desanime, e procure TREINAR! Porque o que não pode é ficar parado!

Treine e siga um planejamento! Porque quem não planeja, planeja falhar!

Estou à disposição para ajudá-lo a alcançar seus objetivos! Entre em contato que o resto é a gente faz junto!

Obrigado e até a próxima dica!

Arthur Santacreu

Instagram: @arthursantacreu

Whatsapp: +55 11 97013-3937

Compartilhe