UFRN lança cartilha com orientações nutricionais no combate ao Covid-19
Universidade Federal do RN publica cartilha sobre orientações nutricionais para Covid-19. Baixe a ... leia mais
Aloha pessoal! É um prazer enorme integrar a equipe de colunistas do portal. Espero que o conteúdo que vai ser postado aqui possa ajudar todos os amantes de esportes aquáticos a se desenvolverem como atletas, sejam amadores ou de alto rendimento.
Nessa coluna vamos falar sobre preparação física e começo, claro, falando da sua importância na rotina de treinos. Falando de forma bem generalizada, preparação física significa preparar o corpo, seja para melhorar sua condição física ou para atingir um determinado objetivo ou resultado. Por isso, ela faz parte de vários esportes, ajudando o atleta a adquirir as habilidades necessárias para praticar adequadamente sua modalidade esportiva, consequentemente proporcionando resultados mais efetivos.
Em qualquer atividade física seu corpo precisa estar apto para se movimentar de acordo com as características do esporte praticado. Por esse motivo a preparação física é específica, além de considerar o perfil biológico e objetivos do praticante. Assim, a função de um preparador físico é montar um plano de ação coerente e estruturado, ajudando o atleta a atingir a performance desejada.
Uma boa preparação física não só potencializa a resposta do corpo para atividade física, como ajuda a prevenir lesões, tornando o período de treinos mais eficiente. Um dos benefícios do treinamento físico é melhorar a qualidade do movimento articular, proporcionando mais mobilidade, estabilidade, resistência, força e potência. Com uma sequência lógica e bem estruturada de exercícios físicos, os atletas diminuem as dores e desconfortos provocados por uma eventual sobrecarga ou esforço repetitivo, minimizando os impactos da prática esportiva.
Portanto, se você está iniciando a prática de uma nova modalidade esportiva ou gostaria de melhorar seus resultados no seu esporte, é interessante inserir a preparação física na sua rotina de treinos. Em breve traremos aqui dicas de preparação físicas que podem ser aplicadas em diversos esportes aquáticos, como maratona aquática, canoagem, paddleboard, entre outros. Fique ligado
Abraço e até logo!