Levantamento terra x potência de remada

Compartilhe
Levantamento terra x potência de remada
O deadlift (denominação em inglês) é extremamente funcional no que diz respeito ao progresso eficaz e preparação para dezenas de modalidades esportivas, e aqui incluem-se os esportes de remada“. Foto: Reprodução

O levantamento terra é um dos mais completos exercícios para os músculos das costas e posteriores das pernas, mas também um dos mais temidos na musculação. Lado a lado com o agachamento livre e o supino, formam os três exercícios basistas de treino de força e de ganho de massa muscular de forma eficiente.

O deadlift (denominação em inglês) é extremamente funcional no que diz respeito ao progresso eficaz e preparação para dezenas de modalidades esportivas, e aqui incluem-se os esportes de remada. Porém há alguns critérios para a execução desse exercício, afinal como a biomecânica nos ensina de forma recorrente, o custo/benefício deve ser avaliado; para que você quer? Quais os riscos? Traz alguma vantagem? E desvantagens?

Levantamento terra x potência de remada

Levantamento terra x potência de remada
Autora do texto, Kátia Cirstina Totina, colocando a teoria em prática. Foto: Arquivo pessoal

O acompanhamento profissional e individualizado para a execução de exercícios, especialmente os que envolvem um grau de consciência corporal e postural, além de serem necessários, mostraram segundo estudos, influência positiva na potência de remada e no tempo para percorrer certas distâncias.

Já que do ponto de vista neuromuscular, a potência muscular é relevante na modalidade para que as remadas sejam eficientes e que a contribuição da produção de energia durante uma competição de remo pode variar dependendo do nível competitivo e do perfil, desde provas de sprint até de endurance.

Com predominância de 30-25% de atividades anaeróbias (ganho de massa muscular), esse tipo de prescrição de treino é decorrente dos resultados das correlações positivas entre testes de força isométrica, avaliações de remadas máximas, assim como potência de remada.

Todavia, não se sabe ao certo como acontece a distribuição da frequência de treinamento com pesos e práticas contextualizadas no volume, intensidade e tipo de exercício. Essas indicações com diferentes tipos de estímulos associados à melhora de desempenho tornam o processo de prescrição de treinamento para remadores uma tarefa complexa com diversos parâmetros a serem trabalhados e monitorados simultaneamente”. (VAZ M.S. et al. 2018)

Ou seja: não é somente treinar da maneira que lhe convém, é um complemento do talento e da vontade de quem busca um profissional capacitado para treiná-lo.

Kátia Cristina Totina | 2BEFIT

Instagram > @personal_katia_totina

Compartilhe