Oiapoque ao Chuí: Adelson Carneiro alcança último estado brasileiro
Na manhã deste domingo (29) o canoísta Adelson Carneiro Rodrigues alcançou a fronteira de Santa Catarina ... leia mais
Romualdo Lumertz aceita o convite da Família do Kaiaque e participa de expedição pelas águas de uma das regiões mais preservadas do Rio Grande do Sul
“Você foi adicionado ao grupo ‘Travessia Capão x Tramandaí’”, assim começou minha aventura. Depois de um longo tempo sem remar, eis que a remada bate a minha porta!
Tratava-se de uma expedição à remo partindo de Capão da Canoa com destino final Tramandaí, por uma das regiões mais preservadas do Rio Grande do Sul.
Família do Kaiaque, grupo que realizou o evento, fez uma remada bem democrática, havia caiaques de todos os tipos, standup’s, OC1, canoa canadense e outras embarcações, que assim garantiram a integração do esporte a remo, com pais, filhos e avós participando.
Fui para o local de partida sob uma lua cheia linda, onde remadores já estavam acampados. Este trajeto foi, no passado, responsável pela colonização da região e esquecido com o tempo (talvez o motivo pelo qual ainda se mantém preservado).
Fauna e flora riquíssima! A sensação de estar em um lugar nunca antes pisado pelo homem. Praticamente não há exploração de lazer e turismo neste conjunto de canais e lagoas, com mais de 120 quilômetros de extensão, com água limpa e paisagens incríveis.
Chegamos a Tramandaí pelo de Rio de mesmo nome, agora margeando belas mansões com seus iates, terminando a travessia com sucesso e satisfação de todos.
Agradeço aos amigos Anderson, Eliandro e Gelson pelo convite e deixo registro de lindas imagens do fotógrafo Jeferson Luiz Martins e de alguns registros meus.
.
Apoio:
ESAD esporte adaptado
Água mineral Santo Anjo
Remada sul
Pá na água
Amigos do remo
Grupo Metropolitan