Vitória (ES) na contagem regressiva para o Va’a Pro Brasil
Segunda etapa do Brasileiro de Canoa Polinésia acontece no dia 14 de setembro na capital capixaba, tendo ... leia mais
No último sábado, 29 de maio, a paradisíaca Bora Bora, na Polinésia Francesa, reuniu grandes nomes do va’a mundial para as disputas da Talifit Race.
A competição de 15 km dedicada à categoria V1 contou com a presença de Damas Ami, Charles Teinauri, Taputea Tehetia, Tauhere Pirato, Brice Punuataahitua, Steeve Teihotaata, que é nativo da ilha, Kevin Céran-Jérusalémy, Kevin Kouider e Tutearii Hoatua em meio a 116 remadores que disputaram a linha de partida em Teriimaevarua.
Após a largada Glenn Moity, um jovem nativo de Bora Bora competidor da categoria Júnior, assumiu a liderança nos primeiros quilômetros. Atrás dele, um grupo formado por Damas Ami, Charles Teinauri, Steeve Teihotaata e Brice Punuataahitua.
No entanto, no retorno à Baía de Pofai, Damas Ami assumiu a liderança da corrida por um tempo. Mas logo Charles Teinauri imporia um forte Sprint para ultrapassar Damas, que não conseguiu evitar o ataque.
Assim, Charles Teinauri cruzou a linha de chegada na primeira colocação com o tempo de 1h11’22.
Damas ainda iria amargara mais duas ultrapassagens, dessa vez de Tutearii Hoatua e Steeve Teihotaata, brigando remo a remo pela segunda colocação.
Ao final, Tutearii Hoat cruxou a linha de chegada em segundo lugar, seguido por Steeve Teihotaata, em terceiro.
Entre os juniores, Glenn Moity foi o grande campeão e já desponta como promessa taitiana do va’a.
Na colocação geral, Moity foi o oitavo colocado chegando a pouco menos de dois minutos do vencedor, Charles Teinauri.
Tamarii Kameha foi o vencedor da Máster +40 e Moasen Eric campeão da Máster +50.
Esta é a segunda vitória de Charles Teinauri na temporada taitiana de V1. Teinauri, que integra a equipe Shell Va’a, foi campeão da Mata Are Race disputada em abril, na ilha do Taiti.