
Caiçaras de Piratininga defendem sua tradição em ‘A Rota da Canoa’
Documentário "A Rota da Canoa" traça uma jornada às raízes da comunidade caiçara de Piratininga enquanto ... leia mais

12 remadores e o desafio de remar por 90km na mais longa prova de va’a do Brasil. Esse é o enredo do documentário “Soul Va’a – Master 40 – Desafio Volta a Ilhabela (90 km)”.
O filme, uma produção de Pérola do Mar Filmes, que acaba de ser lançado no YouTube, não é o primeiro documentário brasileiro sobre canoa polinésia (essa honra cabe a Imua Guradiã, lançado em 2021), mas certamente é uma produção que merece aplausos.
Com belas imagens, intercaladas por depoimentos intimistas, Soul Va’a – Master 40 – Desafio Volta a Ilhabela, convida o telespectador a um mergulho na rotina de uma equipe de va’a prestes a encarar um desafio de 90 km no mar, e boa parte em águas pra lá de bravas.
Mas não se trata de qualquer equipe. Soul Va’a é campeã brasileira máster e uma das melhores equipes nacionais entre todas as categorias.
Mesmo assim, os remadores não escondem o nervosismo antes de prova, e até louvam o sentimento: “Se não for para sentir essa adrenalina, é melhor nem estar aqui”, diz Bruno Campbell, em um dos vários depoimentos bacanas registrados no documentário.
A competição de 90 km de remada no entorno da maior ilha oceânica do Brasil, Ilhabela, é dura e demanda meses de preparação.
Soul Va’a competiu em uma canoa OC-6 e contou com um time de doze remadores, revezando os bancos ao longo um dia inteiro de prova.
Ao final, a equipe conquistou a primeira colocação na sua categoria (Máster 40) e terceiro lugar na colocação geral, mas o belo resultado fica em segundo plano quando se entende que o mais importante foi concluir essa travessia, que começou meses atrás, com a escolha do time e preparação, com um sorriso no rosto.
É o tipo de documentário que você precisa mostrar para aquele amigo ou aquela amiga que não entende como é possível alguém se submeter alegremente a um desafio exaustivo de remar 90 km em águas bravas. E ainda que essa seja o tipo de sensação que só quem rema sabe, quem assiste à “Soul Va’a – Master 40 – Desafio Volta a Ilhabela (90 km)”, vai pelo menos entender como é boa essa “loucura”.