Cinco documentários brasileiros sobre va’a

Compartilhe
Documentários brasileiros sobre va'a Surfando de OC-4 a pororoca
“Canoa Havaiana na Pororoca”, lançado em 2021: “É uma onda igual a qualquer outra… Mas completamente diferente!”. Foto: Lucas Silveira / Fresh Films

Ao contrário do que muita gente imagina, a produção audiovisual brasileira sobre o va’a nacional não é recente.

Desde 2012, quando “Imua Guardiã” foi lançado, algumas produções bem interessantes retratando o universo da canoagem polinésia no Brasil foram feitas e estão disponíveis gratuitamente no YouTube.

Veja também > A história da primeira competição de va’a do Brasil

Sendo assim, como chegamos no final de semana, separamos quatro documentários brasileiros sobre va’a para você curtir em casa.

Prepare a pipoca, escolha um lugar confortável e confira!

Imua Guardiã (2012)

Sinopse: O filme que relata emocionantes vivências de Luiza Perin durante sua remada de 28 horas ininterruptas na Guardiã, sua canoa havaiana, de Niterói a Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Luiza remou sem escalas por 130 quilômetros para viver intensamente seu amor pelo mar, manifestando apoio ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e à criação da APA Estadual Marinha da Baía da Ilha Grande. No caminho, a fadiga, a distância, a madrugada, o sono e também seu o próprio psicológico foram seus maiores inimigos. 

Imua (2013)

Sinopse: IMUA é um documentário em curta-metragem que traz o amor de um praticante de canoa havaiana, o respeito do mesmo com a cultura e o ritual da modalidade. Com algumas informações técnicas sobre a prática da canoa havaiana, IMUA também abrange um conteúdo de curiosidades sobre o esporte, povos antigos, história e rituais que até hoje são preservados, o respeito e o amor que existe e acima de tudo o trabalho em equipe, a união e a família que acaba se formando através dos hábitos e da pratica da canoa.

Canoa Havaiana (2016)

Sinopse: Este documentário é um trabalho acadêmico realizado por alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo que retrata o cotidiano do clube capixaba CPP Extreme e a relação de seus remadores com a cultura do va’a.

Conquista da Coroa (2018)

Sinopse: Lançado em 2018, este documentário conta a história da prova “Conquista da Coroa” (atual VIBE) em Ilhabela, através de seus organizadores, enquanto imagens da competição vão se intercalando aos depoimentos.

Canoa havaiana na Pororoca (2021)

Sinopse: Cinco remadores se aventuram em uma expedição que percorreu 8 mil quilômetros de estrada do Rio de Janeiro ao Maranhão para desbravar a pororoca surfando de canoa polinésia. Dentre as experiências vividas, passam por um ritual de batismo de caçadores de pororoca e por ações de educação ambiental com crianças e jovens ribeirinhas. Este documentário envolvente é carregado de aventura, esporte, emoção e cultura brasileira.

Soul Va’a – Master 40 – Desafio Volta a Ilhabela (2022)

Sinopse: Lançado recentemente, está é a mais recente produção brasileira sobre va’a. Apresentando belas imagens, intercaladas por depoimentos intimistas, Soul Va’a – Master 40 – Desafio Volta a Ilhabela, convida o telespectador a um mergulho na rotina de uma equipe de va’a prestes a encarar um desafio de 90 km no mar, e boa parte em águas pra lá de bravas.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe