Pesquisadores encontram canoa maia de mil anos

Compartilhe
canoa maia
Datada com mais de mil anos, a canoa maia é a primeira de seu tipo a ser encontrada tão preservada. Foto: Divulgação/ Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH)

No final de outubro, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México divulgou a descoberta de uma canoa usada pelos maias há mais de mil anos.

A valiosa canoa de madeira estava praticamente intacta e foi descoberta nas ruínas de Chichen Itzá, uma grande cidade maia do passado que fica localizada onde hoje está o estado mexicano de Yucatán. 

Ela foi encontrada submersa dentro de uma piscina natural da área, e apresenta as dimensões de 1,60 metros de comprimento e 80 centímetros de largura. 

As conclusões iniciais da equipe que fez a descoberta são de que o meio de locomoção pela água foi produzido e utilizado quando a civilização maia já estava perto de entrar em declínio. A possível função da canoa seria fazer o transporte de oferendas rituais. 

Os pesquisadores do INAH irão enviar o artefato para a Universidade Sorbonne, em Paris, onde ele poderá ser submetido a análises laboratoriais que determinarão o tipo da madeira, e poderão ainda dar uma idade mais precisa para o objeto. 

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe