Brasileiros ficam de fora do Conselho de Stand Up Paddle da ISA
A International Surfing Association (ISA) anuncia a escolha de seu novo Conselho de Stand Up Paddle ... leia mais
Os acidentes e incidentes ocorridos nesses últimos anos, em função do crescimento do va’a em todo o Brasil, nos levam a várias reflexões sobre esse assunto tão importante, que é a segurança, e aqui em nossa cidade, Florianópolis (SC), não é diferente.
Após assistir a uma palestra do Major Bombeiro Guilherme Virissimo e, apesar do conteúdo não ser específico para a canoa polinésia, ficamos com muitas dúvidas sobre como seriam os procedimentos de primeiros socorros na canoa, por exemplo. Já viu como é o processo de Ressuscitação Cardiorrespiratória (RCP)? Imagina fazer isso numa canoa!
Além disso, sabemos que nem todos os clubes abordam este assunto com seus remadores e alguns nem mesmo treinam a prevenção do Huli. Porém, se não falamos sobre a questão da prevenção de acidentes e como lidar com eles, como teremos um futuro sustentável para nossa atividade?
Entendemos, com isso, que devemos promover cursos e treinamentos objetivando o conhecimento e o domínio de técnicas e procedimentos de salvamento direcionado para a canoa polinésia. Desta forma, poderemos evitar ou pelo menos minimizar as possibilidades de acidentes, observando normas de segurança estabelecidas e fiscalizadas pela própria Marinha do Brasil, evitando sanções que impeçam a pratica livre e segura do nosso esporte.
Frente a tantos desafios, nossa base em Florianópolis, CT Ho’oponopono Va’a Floripa, realizará a primeira edição do “Safety Va’a”, um curso básico de segurança na canoa polinésia.
Aliando o conhecimento do mar, do resgate e prevenção de acidentes no mar, o Major Bombeiro e Capitão Amador Guilherme Virissimo trará profundos conhecimentos de como prevenir e se comportar perante diversos tipos de problemas na água, incluindo aí o suporte básico de vida.
Para falar de Huli, nosso experiente remador, treinador, lemista e empresário do ramo Va’a, Antônio Carlos Teles, apresentará as formas de se prevenir da virada da canoa e, principalmente, uma metodologia simples para realizar os procedimentos de desvirar a canoa, mantendo todos em segurança e evitando danos maiores.
O 1º Safety Va’a será realizado em dois dias: 18 e 19 de março (sábado e domingo). Por se tratar de um curso onde se alia prática e teoria, as aulas no sábado, serão realizadas num salão na Beira Mar Norte e as aulas no domingo serão realizadas na praia de Jurerê com todos os alunos entrando no mar para realizar as técnicas de se evitar a virada e as de desvirar a canoa (Huli).
Será oferecido suporte adicional de segurança para os alunos participantes, para que todos fiquem seguros e tranquilos durante o treinamento. O curso é aberto a qualquer remador de va’a interessa em participar.
INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas e o valor de primeiro lote do curso é de R$ 580,00 à vista, ou divido em quatro parcelas de R$ 155,00.
Mais informações podem ser obtidas através do Instagram @ct_hooponoponovaafloripa ou via whatsapp +55 48 99653-6307.
Local: Florianópolis (SC).
Realização: CT Ho’oponopono Va’a Floripa.
Quando: Sábado, 18 (das 13h às 20h) e domingo, 19 (das 8 às 12h). Março, 2023.