Projeto Desvendar Canoagem retoma atividades em Pacajus (CE)

Compartilhe
Projeto Desvendar Canoagem
Programa realizado pelo Instituto Incentivar já atendeu mais de 130 alunos do ensino público. Foto: Reprodução

Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, retomou, no último dia 15, suas atividades em Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, com seus mais de 130 alunos.

A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da WestRock, empresa fornecedora de soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, reúne jovens, com idade entre 10 e 18 anos, de três diferentes escolas do ensino público no Balneário Beiraçude. Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental. Os estudantes também recebem apostila, camiseta e boné.

O projeto terá duração até junho, quando, no dia 03 (sábado), terá seu encerramento oficial, com um festival esportivo, com várias atividades, gincana e apresentação das canoas e pranchas. Todos que participarem receberão uma medalha de sustentabilidade.

Projeto Desvendar Canoagem
Projeto Desvendar Canoagem. Foto: Reprodução

A diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock, Cynthia Wolgien, afirma que realizar a parceria com o Desvendar Canoagem é um compromisso da empresa com ações de sustentabilidade que impactem positivamente as pessoas e o meio ambiente. “Acreditamos que é nossa responsabilidade oferecer oportunidades para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. As crianças e jovens que participam do projeto aprendem sobre educação ambiental, colaboração e inclusão por meio do esporte”, pontua.

Inscrições

O projeto irá adotar núcleos pela cidade. Ainda há vagas, e os alunos interessados devem fazer as inscrições junto a um responsável, por meio de um link disponibilizado por professores dos colégios. As aulas são às quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar.

Caso um núcleo não atinja o número de vagas, serão abertas outras para as demais escolas previamente selecionadas em parceria com a Secretaria de Educação do munícipio.

O Desvendar

A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalece o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”, afirma Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e Gerente do Projeto Desvendar Canoagem Pacajus.

Desvendar Canoagem

O Projeto Desvendar Canoagem é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com patrocínio WestRock.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe