Pesquisadores filmam grupo de orcas em Ilhabela

Compartilhe

Pesquisadores do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha registram a aparição de um grupo de orcas ao sul de Ilhabela, litoral norte de SP.

O registro foi feito na última semana e, segundo os pesquisadores, trata-se de um grupo de oito orcas (Orcinus orca), entre elas dois filhotes.

Este mesmo grupo também foi avistado no último domingo em Angra dos Reis (RJ).

De acordo com Manuel da Cruz Albaladejo, biólogo do Argonauta, os dois filhotes que foram avistados estavam se alimentando de uma raia borboleta, o que indica que esses animais estão na região se abastecendo.

Veja também: O que fazer ao avistar uma baleia durante a remada?

Infelizmente, uma das orcas estava com dois ferimentos: um após a nadadeira dorsal e outro próximo ao pedúnculo caudal, o que pode ser um indicativo de colisão com embarcação ou com redes.

Orcas em Ilhabela
A visita desses animais na região é motivada, principalmente, pela busca de alimentos. Foto: Manuel da Cruz Albaladejo/ Instituto Argonauta

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, que compõe a diretoria do Instituto Argonauta, explica que as Orcas pertencem à família dos golfinhos e que não são “baleias” e, muito menos “assassinas”, mas são exímias caçadoras:

Elas se alimentam de peixes, tartarugas, focas, tubarões e até animais maiores, como as baleias, quando caçam em grupo”, detalhou.

Presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto ressalta que as Orcas são “Animais maravilhosos e que visitam a região todos os anos”.

No entanto, ele manda um aviso aos navegantes: “É importante lembrar aos marinheiros e mestres de embarcações na região que a aproximação a menos de 100 metros de qualquer cetáceo com o motor ligado é infração, de acordo com a portaria número 117/96 do IBAMA”, finalizou.

Saiba mais sobre a portaria número 117/96 do IBAMA – AQUI

Fonte: institutoargonauta.org

Compartilhe