Havaiana acidentada na Pailolo Challenge permanece em estado grave
Faith Kalei-Imaizumi foi atingida pela hélice de um barco de apoio durante a competição. Familiares ... leia mais
No último domingo, dia 10, Santos foi palco da terceira e última etapa da Copa São Paulo de Va’a. Prevista inicialmente para acontecer na Praia da Aparecida, a competição teve seu local alterado para o Portinho de Caruara, bairro da região continental da cidade, devido às condições nada favoráveis de mar e tempo ao longo do fim de semana.
A mudança de local trouxe desafios logísticos para a maioria das equipes, levando algumas a desistir da participação. No entanto, para surpresa de todos, o Portinho de Caruara revelou-se uma excelente escolha. Com instalações renovadas, ofereceu uma estrutura de qualidade, enquanto as águas abrigadas do estuário santista se mostraram ideais para as disputas acirradas entre as equipes em diversas categorias.
A provas das categorias Master +50, +60 e Estreantes abriram a competição. Destaque para a vitória da Brucutus na Master +50 após uma disputa apertada contra a equipe Sampa Canoe Clube. Em seguida, as demais categorias foram entrando na água ao longo do dia.
Outro ponto alto do evento foi a categoria Júnior, que contou com a participação de seis equipes, destacando-se a presença majoritária das equipes provenientes do projeto Sahy Remando, realizado por Fabio Paiva em São Sebastião, e da equipe Posseidon Va’a, além da participação das remadoras atendidas pelo projeto Kaora, que promove a o bem-estar e apoio mulheres que sobreviveram ao câncer de mama através da prática de esportes a remo.
Os percursos, com uma extensão de 10 km, divididos em duas voltas de 5 km, proporcionaram ao público uma experiência única, permitindo que acompanhassem de perto todo o trajeto das equipes, intensificando a atmosfera de torcida e apoio.
“A Copa foi uma iniciativa muito positiva para o fomento do vaa competitivo no Estado de São Paulo. SP divide com RJ o pioneirismo do esporte no país, nada mais justo do que termos uma copa estadual para chamar de nossa. Fizemos a receita básica: eventos enxutos, organizados por clubes, em um formato padrão de percurso, regras e cronograma. 2024 promete, tudo indica que teremos mais etapas, queremos levar a Copa para outras cidades do nosso estado. SP tem uma beleza única e uma diversidade natural ímpar. Gostaríamos muito de ter feito a última etapa na ponta da praia de Santos, um local que faz parte da história do vaa no Brasil. Porém as previsões não eram favoráveis e houve a mudança de local para o Caruara, área continental da cidade. Há muito tempo eu não visitava o bairro do Caruara e realmente fiquei surpreso com o que vi: um local simples, agradável e tecnicamente muito favorável para realização da prova. Superou expectativas de todos que estiveram presentes“, comenta o locutor esportivo e e fomentador do circuito, Fernando Bonfá.
Os resultados e tempos da etapa podem ser conferidos AQUI. Em relação aos campeões do circuito, os troféus foram entregues após a premiação dos vencedores presentes na etapa. A organização ainda irá nos fornecer os resultados na íntegra, mas já nos adiantaram que os campeões das categorias Open foram Bertioga Paddle Club, no masculino, e CPT, no feminino. O clube que obteve a maior somatória de pontos, foi o Sampa Canoe Club. Em breve todos os resultados serão oficialmente divulgados através do Instagram @copa_sao_paulo_canoagem.