Volta à Ilha de Porto Belo promete fim de semana de adrenalina e cultura polinésia
Próximo fim de semana, a Praia Central de Porto Belo (SC) será palco da quinta edição da Volta à Ilha de ... leia mais
Se a temporada 2023 de va’a na Polinésia Francesa foi lançada há pouco mais de duas semanas, o calendário das grandes provas internacionais de V6 que será aberto neste sábado (18) com a tradicional Polynesia Marathon.
A corrida, imaginada no início dos anos 1990 por Rony Poutoru e alguns de seus colegas do resort Pamatai, comemora sua 32ª edição neste sábado, 18 de março. O percurso será rigorosamente o mesmo de 2022: uma travessia de ida e volta de 46 km entre o Parque Vairai e a praia Temae, no Taiti, dividido em duas etapas (ida e volta) com possibilidade dos clubes realizarem alterações no trecho Temae-Vairai.
A novidade na 32ª Polynesia Marathon fica reservada às categorias mais jovens com, pela primeira vez, cursos mínimos (7 km) e cadetes (14 km) que serão oferecidos aos mais novos.
“Os clubes nos pediram mais espaço na prova para destacar a próxima geração de va’a”, indicou a organizadora da prova, Aiata Tarahu.
Já em relação aos “medalhões” do va’a mundial, a tricampeã da prova, Shell Va’a, volta a largar no sábado como grande favorita. A lendária V6 amarela, que segue comandada pelo seu treinador/leme, David Tepava, contará com um grupo de 12 remadores de nível altíssimo. Além disso este primeiro encontro da temporada é também uma oportunidade para Tepava experimentar diferentes formações e combinações entre os seus remadores para os próximos encontros do ano.
Convém lembrar que nenhum remador da Shell Va’a participou da Taaroa Race no final de fevereiro. A 32ª Polynesia Marathon, portanto, será a primeira oportunidade de se acompanhar nomes como Narai Atger em ação, em 2023.
Certamente outros clubes tentarão frustrar o domínio de quase cinco anos da Shell Va’a nas competições. Entre os adversários mais fortes encontramos o Team Air Tahiti Va’a e o Team OPT. Em outubro passado, durante a etapa final do Hawaiki Nui Va’a, entre Taha’a e Bora Bora, graças a uma melhor escolha de trajeto, os remadores da Team Air Tahiti Va’a “carimbaram” a faixa de campeão da Shell vencendo a prova.
Do ponto de vista da preparação individual, os líderes da Equipe OPT, como Tutearii Hoatua e Temoana Taputu, respectivamente primeiro e segundo da Taaroa Race 2023, mostraram estar em plena forma. Resta saber como será a sua atuação em conjunto.
Outras equipes para ficar de olho neste sábado são: Pirae Va’a, terceiro lugar na última edição da prova, Hinaraurea, Manihi Va’a, Arue Va’a ou até equipes menos conhecidas de Bora Bora, como Po Pora te Hoe Mamu.
A competição poderá ser acompanhada ao vivo aqui, em Aloha Spirit Midia, a partir das 14h30 deste sábado (18).