Recordes quebrados na VIBE 2023

Compartilhe
VIBE 2023 recordes
Equipe Team Mirage vence a VIBE 2023 com o tempo de 6h22min47 e estabelece novo recorde da prova. Foto: Fabio Mota

A sétima edição da Vibe – Volta de Ilhabela, foi realizada no último sábado (02/12) em Ilhabela (SP) com a presença de 36 equipes e cerca de 400 atletas reunidos em embarcações de OC6, V6, Surfski, OC1 e V3 para remar 90 quilômetros em torno da ilha em formato de revezamento. Entre os homens, a OC6 Team Mirage venceu com 6h22min47, enquanto na categoria feminina a Gorilinhas Odoyá marcou 7h54min55, tempos que são os novos recordes da competição.

A largada aconteceu às 6h na Praia de Itaquanduba, em frente à Marina Porto Ilhabela no sentido anti-horário e as primeiras trocas de atletas aconteceram depois da Ilha das Cabras. O percurso passou pela parte da ilha voltada para alto mar, onde as belas paisagens têm como destaque encostas rochosas e mata preservada.

VIBE 2023 recordes
largada da prova em frente à Praia de Itaquanduba. Foto: Fabio Mota

O mar calmo e o clima ensolarado contribuíram para que os campeões melhorassem em 25 minutos o próprio recorde, estabelecido em 2021. Até mesmo a Ponta do Boi, parte mais complicada do trajeto e onde a correnteza e os ventos fortes costumam desafiar os atletas, estava tranquila.

Foi muito desafiador para nós, porque faz uma semana que voltamos do Pan-americano de VA’A, em Vitória (ES), onde fomos campeões. Mal nos recuperamos e já tivemos que montar a logística com 12 atletas para participar da Vibe, mas valeu muito a pena”, ressalta Henrique Vogel, leme da Team Mirage. “Essa é a melhor prova do Brasil, com uma raia maravilhosa e belezas naturais incríveis. Esse ano vimos até golfinhos, amo estar aqui”, completa.

Como já é tradição desde a primeira edição da Vibe, a equipe fita azul (primeira a completar a prova) é premiada com uma coroa alusiva à bandeira da cidade e que fica exposta na sede do Paddle Club Ilhabela, equipe anfitriã da prova. Todos os anos a campeã tem seu nome e tempo gravados na base do troféu.

Primeira equipe feminina, Gorilinhas Odoyá, melhorou em mais de uma hora o recorde de 2021, finalizando a prova em 7h54min55. Foto: Fabio Mota

Entre as mulheres, a primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a OC6 mista da Gorilinhas Odoyá, que melhorou em mais de uma hora o recorde de 2021, estabelecido pela equipe de Surfski Elass3. “Essa é a minha prova preferida e hoje foi muito especial, com um dia lindo. Passamos por um cardume de golfinhos e foi a maior emoção que já senti remando”, conta Gabi Ferreira, integrante do time campeão.

A primeira equipe feminina a completar a prova é considerada “fita rosa” e, assim como na categoria masculina, é premiada com uma coroa. “Essa foi a primeira vez que conquistamos o prêmio e estamos muito contentes o resultado”, ressalta Gabi.

Já entre os times mistos, a vitória ficou com a V6 da Canoa para Todos. “A prova de hoje foi incrível, com mar perfeito e condições para downwind, surfe e vimos até golfinhos. Essa é a melhor prova do Brasil e se compara aos melhores eventos internacionais”, comenta Georgia Michelucci, capitã da equipe.

Fernando Bonfá, que fez a locução do evento e inserções da prova ao vivo pelo Instagram, comenta: “A VIBE vêm conquistando cada vez mais adeptos. é uma competição com alto nível de recorrência, ou seja, temos atletas que estão presentes desde a primeira edição, participando todo ano, e quem vêm pela primeira vez, tem uma experiência marcante e quer se desafiar novamente. Eu tive a oportunidade de participar remando em 2022, o ano em que não tivemos a volta completa, e mesmo assim foi incrível. Acredito que esta possa ser uma prova de projeção internacional, e trazermos equipes de outros países para participarem.”

Team Mirage He’e Nalu e Gorilinhas Odoyá vencem a VIBE 2023 e estabelecem novos recordes no desafio de 90 km em torno de Ilhabela
Coroas da VIBE. Foto: Fabio Mota

Além das coroas, a Vibe premia ainda todos os remadores e remadoras com uma medalha de participação e um troféu especial para cada equipe: um remo caiçara produzido artesanalmente por moradores do Bonete, uma comunidade tradicional de Ilhabela.

A condição de mar estava relativamente tranquila, o boi estava manso e isso ajudou vários times a melhorarem os tempos de prova, inclusive a gente”, conta Marcos Möller, um dos idealizadores do evento e membro da Paddle Club Ilhabela Master 40, uma das equipes anfitriãs da Vibe. “Essa prova é nosso xodó e é muito legal vê-la crescendo, com presença de atletas de vários estados”, completa o remador, que também é o CEO da Marina Porto Ilhabela, que abriga toda a estrutura da prova.

Ainda segundo Marcos, o que atrai as pessoas para a Vibe é o desafio que ela oferece com diferentes condições de mar. “É uma prova dura, bem técnica e que exige muita estratégia por parte dos atletas. Para o ano que vem nosso objetivo é atrair equipes estrangeiras”, ressalta.

Gustavo Nogueira, diretor da Índice Marketing Esportivo, empresa que produz a Vibe, faz um agradecimento especial à Prefeitura de Ilhabela por todo o apoio ao evento. “Esse ano a Prefeitura embarcou de cabeça com várias Secretarias e sem eles seria muito mais complicado organizar toda a logística da prova. Fica aqui o nosso muito obrigado ao Felipe Nascimento, secretário adjunto de esporte e lazer, e à sua equipe“.

A Vibe é uma realização da Paddle Club Ilhabela, com produção da Índice Marketing Esportivo, patrocínio de Corona, apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Mombora, Yopp, BnBoats e Marina Porto Eventos.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp