Paracanoagem brasileira faz sua estreia em Tóquio nesta quarta (01)
Eliminatórias da paracanoagem nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão início às 21h30 (horário de ... leia mais
Na manhã deste sábado (08) foram definidos os campeões pan-americanos de SUP Race Técnico com a conclusão das finais do Masculino e Feminino realizadas em Punta Rocas, Lima, Peru.
O mar abaixou um pouco em relação à sexta-feira, quando foram realizadas as semifinais, e as ondas quebravam em torno de quatro pés, com pouco vento, boa formação e intervalos mais longos, tornando assim um pouco mais fácil a vida dos finalistas.
A primeira categoria a entrar na água foi a Masculino, com a presença de dois brasileiros: Vinnicius Martins e Luiz Guida “Animal”.
Guida fez uma ótima largada e na primeira volta assumiu a liderança da prova ao lado do peruano Itzel Delgado. Vinnicius veio um pouco mais atrás em um pelotão encabeçado por Zane Schweitzer (EUA) e Giorgio Gomez (COL).
Aos poucos, porém, Vinni foi subindo de produção até encostar em Guida e Delgado, que segurou bem sua posição mantendo um ritmo bem forte de remada.
Guida, porém, foi se distanciando da ponta, enquanto a liderança ficou dividida entre Vinnicius e Itzel, que venceu a prova na corrida da praia, para o delírio da torcida local.
Martins ficou com a Prata e uma vaga para representar o Brasil na categoria nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Luiz Guida “Animal” foi o quinto colocado, chegando junto com Schweitzer, quarto lugar, e Giorgio, terceiro colocado.
FEMININO
Na disputa feminina, também com a presença de duas brasileiras, Lena Guimarães Ribeiro, acabou largando muito mal e teve uma árdua tarefa de recuperação pela frente.
Jessika Moah fez uma largada melhor, mas na altura da primeira boia de contorno, acabou se embolando com o pelotão de remadoras e acabou perdendo posições preciosas. Ambas as brasileiras tiveram que correr atrás do prejuízo e, ao final, Lena acabou cruzando a linha de chegada na quarta colocação, enquanto Moah terminou em sexto lugar.
Já a liderança foi disputada entre April Zilg (EUA), Lina Augatis (CAN) e a porto-riquenha Nimsay Garcia.
April mais uma vez mostrou boa leitura de mar para aproveitar o timing certo das séries e usar as ondas a seu favor, abrindo assim boa vantagem sobre as demais competidoras.
Já a briga pelo vice-campeonato foi bem disputada entre Lina Augatis e Nimsay Garcia, que acabou levando vantagem na linha de chegada, ficando com a segunda colocação.
Lena e Moah acabaram ficando, respectivamente, na quarta e sexta colocação.
Este resultado também garantiu a Lena a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 ao lado de Vinni no SUP Race Técnico.
O PASA ainda definirá os títulos no SUP Wave, Longboard e Shortboard. Mais atualizações em breve!
ACOMPANHE AO VIVO
O dia decisivo do Pan-Americano de Surfe e SUP pode ser acompanhado ao vivo no AlohaSpiritClub.com.br, mídia oficial do PASA 2018.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Galeria de imagens das semis do race Técnico
Race brasileiro está na final do Pan-Americano
Brasileiros dão show em dia intenso
SUP Wave Brazuca mostra sua força
Competidores recebem inédita preparação olímpica
SUP Wave faz sua estreia nesta quarta
Pan-Americano tem início com boas ondas
Desfile das Nações abre o Pan-Americano