Mundial de SUP da ICF na Tailândia tem recorde de inscritos
Representantes de 49 nações e mais de 900 inscritos estão confirmados no Mundial de SUP da ICF, que vai ... leia mais
Na manhã deste sábado (08) foram definidos os campeões pan-americanos de SUP Race Técnico com a conclusão das finais do Masculino e Feminino realizadas em Punta Rocas, Lima, Peru.
O mar abaixou um pouco em relação à sexta-feira, quando foram realizadas as semifinais, e as ondas quebravam em torno de quatro pés, com pouco vento, boa formação e intervalos mais longos, tornando assim um pouco mais fácil a vida dos finalistas.
A primeira categoria a entrar na água foi a Masculino, com a presença de dois brasileiros: Vinnicius Martins e Luiz Guida “Animal”.
Guida fez uma ótima largada e na primeira volta assumiu a liderança da prova ao lado do peruano Itzel Delgado. Vinnicius veio um pouco mais atrás em um pelotão encabeçado por Zane Schweitzer (EUA) e Giorgio Gomez (COL).
Aos poucos, porém, Vinni foi subindo de produção até encostar em Guida e Delgado, que segurou bem sua posição mantendo um ritmo bem forte de remada.
Guida, porém, foi se distanciando da ponta, enquanto a liderança ficou dividida entre Vinnicius e Itzel, que venceu a prova na corrida da praia, para o delírio da torcida local.
Martins ficou com a Prata e uma vaga para representar o Brasil na categoria nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Luiz Guida “Animal” foi o quinto colocado, chegando junto com Schweitzer, quarto lugar, e Giorgio, terceiro colocado.
FEMININO
Na disputa feminina, também com a presença de duas brasileiras, Lena Guimarães Ribeiro, acabou largando muito mal e teve uma árdua tarefa de recuperação pela frente.
Jessika Moah fez uma largada melhor, mas na altura da primeira boia de contorno, acabou se embolando com o pelotão de remadoras e acabou perdendo posições preciosas. Ambas as brasileiras tiveram que correr atrás do prejuízo e, ao final, Lena acabou cruzando a linha de chegada na quarta colocação, enquanto Moah terminou em sexto lugar.
Já a liderança foi disputada entre April Zilg (EUA), Lina Augatis (CAN) e a porto-riquenha Nimsay Garcia.
April mais uma vez mostrou boa leitura de mar para aproveitar o timing certo das séries e usar as ondas a seu favor, abrindo assim boa vantagem sobre as demais competidoras.
Já a briga pelo vice-campeonato foi bem disputada entre Lina Augatis e Nimsay Garcia, que acabou levando vantagem na linha de chegada, ficando com a segunda colocação.
Lena e Moah acabaram ficando, respectivamente, na quarta e sexta colocação.
Este resultado também garantiu a Lena a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 ao lado de Vinni no SUP Race Técnico.
O PASA ainda definirá os títulos no SUP Wave, Longboard e Shortboard. Mais atualizações em breve!
ACOMPANHE AO VIVO
O dia decisivo do Pan-Americano de Surfe e SUP pode ser acompanhado ao vivo no AlohaSpiritClub.com.br, mídia oficial do PASA 2018.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Galeria de imagens das semis do race Técnico
Race brasileiro está na final do Pan-Americano
Brasileiros dão show em dia intenso
SUP Wave Brazuca mostra sua força
Competidores recebem inédita preparação olímpica
SUP Wave faz sua estreia nesta quarta
Pan-Americano tem início com boas ondas
Desfile das Nações abre o Pan-Americano