
The Bridge SUP Cup | Confira o cronograma
Competição de water sports válida com segunda etapa do Paulista de SUP rola neste sábado, em São Vicente (SP)
Niterói (RJ), capital brasileira da canoagem polinésia, recebeu neste domingo (20) a segunda etapa da Copa Brasil de Va’a, o primeiro campeonato nacional exclusivo para canoas V6.
A competição contava com dois dias de janela e estava inicialmente programada para ocorrer durante o sábado teve que enfrentar desafios climáticos e foi reprogramada para o domingo devido aos fortes ventos e condições adversas de mar.
No entanto, o clima tinha surpresas reservadas. Uma forte chuva começou a cair, afetando muito a visibilidade e impondo um desafio técnico para todas as equipes participantes. O percurso original de 26 km, que deveria se estender da Praia de São Francisco até a Ilha Pai, voltando para a Praia de São Francisco, precisou ser ajustado devido às condições climáticas adversas. O novo trajeto passou a ser da Praia de São Francisco até a Praia do Sossego, retornando para o ponto de largada.
Apesar das adversidades, a determinação e habilidade das equipes não foram abaladas. No final da competição, a equipe Rio Va’a se consagrou como vencedora, conquistando o primeiro lugar e reafirmando sua tradição na modalidade. A equipe Ilha Grande Va’a, líder do ranking, garantiu a segunda colocação, seguida pela Ilha Grande Abraão, que ficou em terceiro lugar. A equipe Jacaré completou o pódio na quarta posição, demonstrando a intensidade da competição.
No cenário feminino, a equipe Va’a Ilha Grande brilhou, alcançando a vitória e fortalecendo sua presença no esporte e MPS, fazendo as honras da casa, conquistou o vice-campeonato da disputa, reforçando a competitividade na categoria feminina.
Rio Va’a Tahoe ficou com a medalha de ouro na V6 Mista, seguida por Tropicália, na segunda colocação e Mista Rio Va’a, em terceiro.
O evento foi prestigiado pelo Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rubens Tavares Goulart, que parabenizou todos os envolvidos pela realização da prova e enalteceu o papel da cidade como anfitriã de um evento de tão alta relevância histórica para a canoagem polinésia.
Outro ponto alto da competição foi a participação de dois pioneiros da modalidade: Ron Zander Williams, responsável pela chegada da primeira canoa polinésia em águas brasileiras, a Lanakila, e Nicolas Bourlon, presidente da Rio Va’a, um dos primeiros clubes de va’a do Brasil.
Com três provas ainda por acontecer até o final do ano, a Copa Brasil de Va’a consolida seu papel pioneiro no fomento da modalidade oficial dos campeonatos internacionais de canoagem polinésia por equipes. A competição é realizada pela Ecooutdoor Sports Business, com patrocínios da marca oficial de canoas Oviri, apoio de Nabil, Predialnet, Green Store e o suporte da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Para mais informações acesse copabrasildevaa.com.br.