
Aloha Spirit Niterói encerra circuito em grande estilo
Última etapa do circuito em 2022, Aloha Spirit Niterói reúne as tribos dos esportes de água em uma grande ... leia mais
Cancelamento da última etapa do Brasileiro de SUP antecipou a conquista de Leco Salazar e Nicole Pacelli, campeões brasileiros de SUP Wave em 2018. Foto: Reprodução
Leco Salazar e Nicole Pacelli são os campeões brasileiros de SUP Wave de 2018. A notícia ainda é extraoficial, porém, nossa redação apurou que a falta de um patrocinador máster para a realização do Ibiraquera Wave Contest, que seria a última etapa do ano, inviabilizou a realização da competição (cujo prazo final para a confirmação expirou no dia 01 deste mês).
Com isso, o circuito brasileiro esse ano ficou definido pela etapa de Ubatuba, vencida por Leco, no caso dos homens, e pelas etapas de Ubatuba e Rio de Janeiro, ambas vencidas por Nicole, no caso das mulheres.
CAMPEÕES E VETERANOS
Leco Salazar em ação, em Maresias. O santista foi o primeiro campeão brasileiro de SUP da história. Foto: Arquivo Pessoal
Tanto Leco, quanto Nicole, apesar de jovens, tem uma longa lista de serviços prestados pelo SUP Wave nacional e frequentam os pódios brasileiros desde o início do circuito.
Leco foi o primeiro campeão brasileiro oficialmente reconhecido pela CBSUP ao vencer, em 2009, o IWC, em Ibiraquera (SC), competição que inaugurou e deu início aos trabalhos da Associação Brasileira de SUP – ABSUP, que anos mais tarde seria elevada ao status de confederação nacional (CBSUP) com o apoio de federações e associações estaduais ligadas ao esporte.
Já Nicole conquistou seu primeiro título brasileiro no ano seguinte, em 2010, também disputado no IWC, em Ibiraquera.
A partir de então, ambos despontaram tanto no cenário nacional, quanto internacional, acumulando uma série de títulos.
Leco foi campeão mundial em 2012 pela Stand Up World Tour (hoje APP) e Nicole foi campeã mundial pela ISA, em 2013, e pela Stand Up World Tour, também em 2013.
Nicole Pacelli: cinco títulos brasileiros e dois mundiais na bagagem. Foto: Fabriciano Junior
No circuito brasileiro Leco conquistou, em 2018, seu terceiro título (2009 / 2016 / 2018).
Nicole, por sua vez, comemora esse ano seu pentacampeonato nacional (2010 / 2012 / 2014 / 2015 / 2018).
Em um ano com tão pouco investimento no esporte como está sendo 2018, já era de se esperar um circuito com poucas etapas. No entanto, isso não tira em nada o brilho desses atletas que indiscutivelmente surfam muito e fazem jus ao título. Até porque, a história do surfe com remos já fala por eles. Parabéns campeões!
Procurada pela nossa reportagem a CBSUP disse que só irá se manifestar oficialmente sobre o Brasileiro de SUP Wave após a conclusão dos Jogos Radicais Urbanos, que rolam neste sábado, em Campo Grande (MS).