Com o foco nos amadores, WPA e SIC criam a categoria “One Class”
Circuito batizado de “One Class” será disputado em percursos amigáveis e com pranchas padronizadas A SIC ... leia mais
Leco Salazar e Nicole Pacelli são os campeões brasileiros de SUP Wave de 2018. A notícia ainda é extraoficial, porém, nossa redação apurou que a falta de um patrocinador máster para a realização do Ibiraquera Wave Contest, que seria a última etapa do ano, inviabilizou a realização da competição (cujo prazo final para a confirmação expirou no dia 01 deste mês).
Com isso, o circuito brasileiro esse ano ficou definido pela etapa de Ubatuba, vencida por Leco, no caso dos homens, e pelas etapas de Ubatuba e Rio de Janeiro, ambas vencidas por Nicole, no caso das mulheres.
CAMPEÕES E VETERANOS
Tanto Leco, quanto Nicole, apesar de jovens, tem uma longa lista de serviços prestados pelo SUP Wave nacional e frequentam os pódios brasileiros desde o início do circuito.
Leco foi o primeiro campeão brasileiro oficialmente reconhecido pela CBSUP ao vencer, em 2009, o IWC, em Ibiraquera (SC), competição que inaugurou e deu início aos trabalhos da Associação Brasileira de SUP – ABSUP, que anos mais tarde seria elevada ao status de confederação nacional (CBSUP) com o apoio de federações e associações estaduais ligadas ao esporte.
Já Nicole conquistou seu primeiro título brasileiro no ano seguinte, em 2010, também disputado no IWC, em Ibiraquera.
A partir de então, ambos despontaram tanto no cenário nacional, quanto internacional, acumulando uma série de títulos.
Leco foi campeão mundial em 2012 pela Stand Up World Tour (hoje APP) e Nicole foi campeã mundial pela ISA, em 2013, e pela Stand Up World Tour, também em 2013.
No circuito brasileiro Leco conquistou, em 2018, seu terceiro título (2009 / 2016 / 2018).
Nicole, por sua vez, comemora esse ano seu pentacampeonato nacional (2010 / 2012 / 2014 / 2015 / 2018).
Em um ano com tão pouco investimento no esporte como está sendo 2018, já era de se esperar um circuito com poucas etapas. No entanto, isso não tira em nada o brilho desses atletas que indiscutivelmente surfam muito e fazem jus ao título. Até porque, a história do surfe com remos já fala por eles. Parabéns campeões!
Procurada pela nossa reportagem a CBSUP disse que só irá se manifestar oficialmente sobre o Brasileiro de SUP Wave após a conclusão dos Jogos Radicais Urbanos, que rolam neste sábado, em Campo Grande (MS).