#WaterChats recebe Aline Adisaka nesta terça (06)
Programa #waterChats recebe Aline Adisaka, uma das mais completas water woman da atualidade, nesta ... leia mais
Um acidente grave ocorrido na Barragem do Dique de Boa Esperança, em Furnas, em Minas Gerais, ocorrido na manhã desta terça-feira (10) colocou dois remadores de stand up paddle em situação desesperadora.
Segundo as primeiras informações, Márcio Santiago Camargo, de 46 anos, mais conhecido como “Cabral” e Luiz Felipe Ribeiro Miranda, 21 anos, remavam próximos à barragem quando foram surpreendidos e arrastados pela forte corrente. A pressão da água arremessou ambos para debaixo do dique. Os dois então tentam nadar para fora da zona de repuxo, mas, sem sucesso, foram sugados novamente para debaixo da barragem.
Pescadores e populares que estavam no local conseguiram resgatar Felipe com o auxílio de uma corda, mas Marcio Cabral desapareceu em meio à força das águas.
A princípio, ambos estavam sem coletes salva vidas e sem leash. Os bombeiros fazem buscas no local para localizar Marcio Cabral, que permanece desaparecido, mas a hipótese mais provável é a de que ele tenha vindo à óbito por afogamento.
FOMENTADOR DO SUP MINEIRO – Professor e atleta amador de stand up paddle, Marcio Cabral é conhecido por ser um grande fomentador da modalidade em Minas Gerais.
Através de sua base, a “Cabral SUP”, localizada na Praia do Bicano, Boa Esperança (MG), ele promovia diariamente passeios, aluguel de pranchas e aulas de stand up paddle.
Cabral também realizava competições de SUP Race em Boa Esperança, sendo a mais recente, o “Aqua Games”, que atraiu remadores de stand up paddle de diversas partes do país para competir em Minas Gerais.
Vertedouros de represas e barragens são áreas de altíssimo risco por conta do forte volume de água despejado continuamente, provocando diversos rodamoinhos, capazes de segurar um adulto embaixo da água por muito tempo.
Em novembro de 2021, em uma situação parecida, três remadores de stand up paddle morreram afogados após serem surpreendidos pela correnteza de uma barragem no País de Gales.
As informações ainda são preliminares e desencontradas, mas, a princípio, os remadores mineiros não usavam equipamentos de proteção, algo que poderia ter salvado a vida de Marcio.
No vídeo abaixo, reproduzimos imagens feitas por populares que registraram o acidente. A intenção de expor essas imagens é apenas a de alertar a toda a comunidade dos riscos que barragens representam. Aconselhamos a pessoas mais sensíveis que não vejam as imagens.
A equipe Aloha Spirit Midia lamenta profundamente o ocorrido. Nossos sentimentos aos amigos e familiares de Marcio Cabral, uma das figuras mais importantes da cena do stand up paddle em Minas Gerais.
Mais informações sobre o trágico incidente em nossas próximas atualizações.