Mulheres: por que inserir exercícios para o assoalho pélvico na sua rotina?

Compartilhe
exercícios para o assoalho pélvico
Fortalecer os músculos do assoalho pélvico traz uma série de benefícios para a saúde feminina. Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Olá amigos do Aloha Spirit Midia! No artigo deste mês, vamos falar especificamente com o público feminino. Dia 8 de março é o dia internacional da mulher, por isso, gostaria de aproveitar a oportunidade para apresentar os benefícios do trabalho de fortalecimento pélvico para a saúde feminina.

O assoalho pélvico é um sistema de músculos, ligamentos, tecidos e nervos localizados na parte inferior da pélvis, área que engloba a sustentação da bexiga, útero, ânus e órgãos genitais. Estudos indicam que algumas mulheres, em muitos casos aquelas que já tem filho(s) ou que tem acima de 40 anos, sofrem com comorbidades como incontinência urinária, prisão de ventre e/ou dores na penetração vaginal durante o ato sexual. Fortalecer os músculos do assoalho pélvico pode aliviar diretamente os sintomas, trazendo mais controle sobre os escapes, facilitando o processo de evacuação, bem como minimizando as dores no canal vaginal.

Veja também > Calistenia: Mantendo a forma sem materiais de treino

Integrar exercícios como agachamentos, pontes, prancha ao seu dia a dia é uma forma simples e eficiente de fortalecer esses músculos. Essa rotina, inclusive, pode ser seguida tanto por mulheres que já possuem um planejamento de treinos, dentro da atividade física regular, como por aquelas que não vão à academia, seja por falta de tempo ou recursos, trazendo conforto e qualidade de vida. Esse tipo de exercício não exige nenhum equipamento e pode ser praticados dentro de casa, basta apenas 5 ou 10 minutos por dia.

Outras duas opções fáceis de executar são:

  • a) Sentada em um lugar plano, estique as pernas. Contraia a musculatura pélvica até dez segundos e, enquanto sustenta a contração, rotacione os pés devagar, também repita o processo por dez vezes;
  • b) Em pé, apoie-se em um móvel firme e equilibre o corpo, faça a contração dos músculos pélvicos e eleve os calcanhares, de cinco a dez segundos, voltando depois à posição inicial, repetindo por dez vezes.

Esse tipo de exercício também pode ser realizado de forma preventiva, buscando, por exemplo, o preparo da região pélvica e diminuição de complicações no parto e pós-parto, ou ainda para tratamento de dores abdominais pós-cirúrgicas e de endometriose.

Espero que essa informação seja útil e que todas as mulheres continuem tonificando seus músculos, dos pés à cabeça! Até breve!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe