
O segredo está no diafragma!
Nossa colunista, Dra Mika Rodrigues, fala sobre os benefícios da respiração pelo abdômen (diafragmática) ... leia mais
Olá, amigos do Aloha Spirit Midia! Outubro é tradicionalmente conhecido como mês das crianças, da campanha Outubro Rosa de conscientização sobre o câncer de mama, mas, tem uma data que também significa muito para mim: o Dia dos Professores. Essa profissão que me conquistou e que impacta diretamente na vida de todas as pessoas.
Sabemos que a rotina desse profissional não é fácil e na maioria das vezes os cuidados com a saúde física e mental ficam em segundo ou até terceiro plano. Por isso, hoje gostaria de compartilhar dicas que podem não só melhorar a produtividade e a qualidade de vida, mas, principalmente, reduzir o estresse e o cansaço.
A falta de tempo é talvez o principal motivo que afasta os docentes das academias e práticas desportivas. Mas o educador pode (e deve) apostar em sessões curtas, de 10 a 15 minutos diários, seja em casa ou mesmo no trabalho. Fazer pouco é com certeza melhor do que não fazer nada.
Aproveite quando estiver sentado(a) em uma cadeira, para realizar alongamentos para pescoço e ombros. Movimentos simples de rotação podem aliviar as tensões da cervical e aquela sensação de peso da parte de cima das costas. Alongar os antebraços e punhos também é importante para prevenir problemas relacionados ao uso repetitivo das mãos. E dá pra fazer movimentos de rotação dos punhos ou esticamento do antebraço sentado ou em pé. Conte até 10, descanse e repita.
Dores na região da lombar também são uma queixa frequente deste tipo de profissional. Ao acordar, experimente não levantar direto, ao espreguiçar, aproveite para esticar braços e pernas. Depois, ainda deitado, abrace os joelhos na altura do peito, segure por 30 segundos e solte. Ainda deitado, estenda os braços em forma de T e mantenha os joelhos dobrados e unidos. Gire os joelhos para um lado, mantendo os ombros no chão, e sinta o alongamento na lombar. Retorne ao centro e repita no outro lado. Esse alongamento de rotação da coluna é ótimo para aliviar a pressão.
Ficar muito tempo em pé certamente é algo que esses profissionais lidam diariamente. Antes de iniciar a aula, com a postura ereta, aproveite para subir e descer na pontinha do pé, de 15 a 20 segundos, ativando a panturrilha. Outro exercício simples, entrelace os dedos nas costas e estenda os braços, abrindo bem o peitoral. Fique de 15 a 20 segundos. Ao chegar em casa, eleve as pernas encostando-as na parede para facilitar o retorno do sangue para o coração.
Todos esses movimentos podem ser repetidos 3 a 5 vezes ao dia, e duram poucos minutos. Não tem desculpa, mas sim prioridades. E sua saúde é sim fundamental, portanto, não deixe para depois o que você pode fazer hoje. E como sempre digo aos meus alunos, frequência e regularidade é o que traz bons resultados. Assim, faça desses pequenos gestos diários um hábito. Lá no futuro, seu corpo irá sentir a diferença.
Espero que tenham gostado. Voltamos em breve com mais dicas para que você melhore sua saúde e aproveite melhor seu potencial.