Remadores se mobilizam para auxiliar vítimas de enchentes no Sul

Compartilhe
enchentes sul
Enchente do Rio Taquari na cidade de Lajeado (RS). Foto: marcelocaumors/ Instagram

No início da semana cidades do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina foram afetadas por um ciclone extratropical, deixando um rastro de destruição e tristeza. O desastre provocou grandes estragos em comunidades e, lamentavelmente, resultou até o momento em 22 perdas humanas. 

Os dois estados registram também inúmeros estragos provocados pelas tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta. De acordo com o governo gaúcho, o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Santa Tereza, Encantado e Colinas.  

Algumas cidades atingidas como Estrela, Muçum e também Santa Tereza contam com clubes de canoagem, alguns atletas tiveram suas casas e de seus familiares atingidas. De acordo com João Francisco Oliveira “Chiquinho”, vice-presidente da Federação Gaúcha de Canoagem, a entidade entrou em contato com os clubes afiliados para solidariedade e se colocar à disposição para tentar ajudar no que for possível. 

Neste momento, a comunicação em algumas áreas continua precária devido à falta de energia elétrica. No entanto, em relação aos clubes de canoagem, as primeiras informações indicam que estão relativamente bem preservados. Chiquinho relatou o esforço conjunto de canoístas para ajudar as comunidades. 

Naquela noite e no dia seguinte, nos mobilizamos e fomos prestar socorro com as equipes, muitas famílias estavam pedindo ajuda para serem retiradas dali, teve gente em cima de telhados e conseguimos resgatar bastante pessoas“, diz Chiquinho 

No balanço mais recente, a Defesa Civil gaúcha registrou 62 municípios afetados pelas consequências do ciclone extratropical dos últimos dias e estimou em 25.734 o número de pessoas afetadas em todo o estado. No momento, o número de desalojados caiu de 2.649 para 215. A Defesa Civil contabilizou também 309 casas destelhadas e três destruídas. 

O estado registrou também queda de granizo, ventos fortes e tempestades, com os chamados transtornos associados (como enxurradas e inundações). Os estragos ocorreram, principalmente, na região dos Vales, no Norte e na Serra Gaúcha. Em alguns municípios, há pontes submersas ou interditadas. As enxurradas provocaram também a ruptura da ponte que liga Farroupilha a Nova Roma, com a queda de uma das cabeceiras.  

O presidente da CBCa, Rafael Girotto, lamentou o ocorrido e entrou em contato com a Federação Gaúcha de Canoagem para prestar solidariedade. “É muito triste o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, vamos divulgar nos nossos canais, redes sociais e grupos para ajudar a mobilizar apoio para os clubes locais, queria parabenizar os canoístas que estão ajudando as equipes de resgate no atendimento as vítimas, vocês são verdadeiros heróis”, disse. 

Asteca faz campanha para ajudar os desabrigados

A Associação Trescoroense de Canoagem que fica no Vale do Rio Paranhana, região onde não foi atingida pela enchente, mas se sensibilizou e também se uniu a causa, a entidade está arrecadando doações e entregando na sede do Corpo de Bombeiros de Três Coroas. As empresas de rafting da cidade disponibilizaram quatro botes infláveis e oito profissionais entre bombeiros voluntários e funcionários das empresas para ajudar no resgate em Estrela. 

Agradecimento para as empresas Eco Aventuras, Exxtreme.4, Central Sul e Raft Adventure Park e também para a MCV Metalúrgica que disponibilizou o transporte.  

Sava Club e Rabbit

O Sava Club de Porto Alegre e a Rabbit surfboards também juntaram forças em prol dos desabrigados pelas enchentes. “Sabemos que existem muitas outras que podem e querem ajudar. Por isso estamos abrindo mais esse canal de recebimento de doações e canalização para essa corrente do bem”, diz a postagem compartilhada em ambos os perfis no Instagram para coordenação de entregas de mantimentos e doações. Os recursos serão direcionados à Defesa Civil.

Prefeituras

Veja, abaixo, mais canais de contato disponibilizados pelas prefeituras para ajudar os atingidos. 

Porto Alegre

Central de doações da Defesa Civil – Av. Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas

Palácio Piratini – Praça Mal. Deodoro, no Centro Histórico

Quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros

Pontos de coleta da Campanha do Agasalho 

Santa Tereza

A cidade precisa principalmente de material de limpeza, água e alimentos. Assim que o leito baixar, o Salão Paroquial da cidade será o local que deve receber as doações. Para mais informações: (54) 99681- 2731. 

Nova Araçá

Os donativos necessários no momento são: alimentos, roupas, móveis, itens de higiene e limpeza. As doações devem ser levadas para o prédio central da prefeitura municipal. 

Caso necessário, a prefeitura recolhe as doações também. Para informar o local onde os donativos devem ser recolhidos, é preciso entrar em contato através dos números: (54) 3275-1038 ou (54) 3275-1333. 

Bento Gonçalves

As famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas precisam principalmente de agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, de limpeza e alimentos não-perecíveis. 

As doações devem, ser enviadas para a sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, ou para a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, na Rua 10 de Novembro, no bairro Cidade Alta. 

Quem não conseguir levar as doações até os locais, pode ligar para recolhimento: (54) 3055-7337. 

Nova Bassano

A cidade precisa de doações de roupas de cama, cobertores, produtos de higiene e limpeza, colchões, móveis e alimentos. Os donativos devem ser enviados para o Ginásio Municipal Zeferino. 

Para quem não conseguir levar até o ginásio, pode ligar para recolhimento: Defesa Civil – (54) 8432-7212 ou Prefeitura – (54) 3273-1670 

Nova Prata

As famílias atingidas pela enchente e alagamentos precisam de alimentos, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, toalhas de banho e produtos de limpeza.

As doações devem ser levadas para a Secretária da Saúde ou na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município. 

Passo Fundo

A prefeitura está recolhendo alimentos, colchões, eletrodomésticos, móveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e toalhas de banho. Os pontos de arrecadação são a prefeitura municipal, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Segurança e Câmara Municipal de Vereadores. 

Erechim

A Força Voluntária Alto Uruguai recebe materiais de doação para ajudar as vítimas da enchente no estado. A partir de quinta-feira (7), o recolhimento poderá ser acertado por meio do telefone 199. É possível levar os donativos até a sede operacional da organização, que fica na Rua Dr. José Bisognin, 182, no bairro São Cristóvão, das 13h30 às 19h. 

Fonte: CBCa e Agência Brasil

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe