Em tempo de quarentena, Medusas “invadem” praia nas Filipinas

Compartilhe
Medusas nas Filipinas
Aparição de medusas teria relação com a ausência de pessoas na praia, aponta pesquisador. Foto: Reprodução

Por conta das restrições de circulação de pessoas em decorrência da pandemia global de COVIDI-19, Palawan, nas Filipinas, assim com a maioria das praias do mundo, está vazia e sem turistas.

Leia mais: Restrição de pessoas traz água cristalina aos canais de Veneza

E, ao mesmo tempo em que as a movimentação de pessoas está suspensa, praias de Palawan estão testemunhando um fenômeno que há muitos anos não era visto: a aparição de milhares de medusas.

Sheldon Rey Boco, co-fundador do Philippine Jellyfish Stings Project, ONG dedicada ao estudo dessa espécie, disse ao Manila Bulletin, que as populações de medusas são altas, porém, há anos não eram mais avistadas em grande quantidade nas praias.

Essas medusas são trazidas pela corrente oceânica e geralmente acabam na baía de Corong-Corong, porém, agora chegaram em grande quantidade às praias“, relatou Boco.

Em dias normais, El Nido é muito frequentada por turistas para pesca recreativa, canoagem e também pelos pescadores locais para a captura de peixes e invertebrados.

Para o Dr. Ryan Baring, professor de biologia marinha na Universidade de Flinders, essa aparição fora do normal pode derivar do fato dos turistas não estarem presentes na praia.

Faltam estudos conclusivos para afirmarmos isso categoricamente, no entanto, tudo indica que essas atividades humanas podem alterar a circulação da água e a distribuição de zooplâncton, fonte alimento para as medusas, alterando potencialmente a circulação da espécie em nossas águas”, concluiu o pesquisador.

Vídeo

Compartilhe