Norte-americana quebra recorde mundial de distância percorrida à remo

Compartilhe
Recorde mundial distancia percorrida a remo
Traci Lynn Martin percorreu os cerca de 3.700 km do rio Mississippi em 55 dias, oito horas e sete minutos. Foto: Dylan Suttles

No início desta semana, Traci Lynn Martin, uma canoísta de Kansas City, Missouri (EUA), estabeleceu o novo recorde mundial em distância percorrida por uma mulher, à remo, em um rio. A remadora percorreu os cerca de 3.700 km do rio Mississippi em 55 dias, oito horas e sete minutos.

Eu simplesmente me sinto fantástica por ter sido capaz de definir e realizar esse grande objetivo e realizá-lo”, disse Martin em entrevista ao jornal The Telegraph. “Estou muito feliz por não ter mais que me levantar de manhã com as mãos inchadas e remar”, brincou.

Veja também > Conheça as modalidades olímpicas de canoagem

A jornada da remadora começou no dia 17 de maio. Em junho, porém, Martin precisou fazer uma parada forçada em Alton para tratar de uma picada de inseto. Na época, ela disse que viajar pelo rio Mississippi estava sendo uma “experiência tranquila”. No entanto, conforme ela viajava mais para o sul, os desafios começaram a surgir.

Havia ondas muito ruins e ventos fortes”, contou após concluir o desafio. “O tráfego de barcaças e rebocadores me deixou ansiosa. Existem também os crocodilos com os quais você deve estar atento”, revelou.

Ela revelou que Remar por St. Louis foi a pior parte de sua viagem. Antes de entrar nesse trecho, cada linha costeira era uma área arborizada ou uma pequena área arenosa que lhe permitia evitar o tráfego de barcos. Em St. Louis, porém, as linhas costeiras eram usadas como estacionamento para barcaças.

Recorde mundial distancia percorrida a remo
Remadora conta que o tráfego de barcos foi o maior desafio enfrentado por ela. Foto: Reprodução

St. Louis era basicamente uma armadilha mortal”, disse ela. Além disso, não havia canais marcados, por isso as barcaças subiam e desciam o rio, criando muito tráfego.

A canoísta revelou que, em um ponto, ela encontrou um espaço entre duas barcaças estacionadas para planejar seu próximo movimento – e um rebocador começou a se dirigir em sua direção.

Ele ligou o alto-falante e disse ‘Estou estacionando lá e se você não se mover, vou atropelar você’”, disse ela, agora bem-humorada, mas deixando claro que no momento foi bastante assustador: “Tive que arrastar meu barco para fora da água”.

Traci Lynn Martin revelou que já tem planos para um novo desafio, dessa vez no rio Missouri, no próximo verão.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe