Aos 72 anos, britânico torna-se a pessoa mais velha a atravessar o Atlântico remando

Compartilhe
Graham Walters remada aos 72 anos
Graham Walters partiu para o outro lado do Atlântico em 25 de janeiro. Foto: AFP

Graham Walters, um britânico de 72 anos, tornou-se o homem mais velho a completar uma travessia do oceano atlântico remando sozinho

O veterano desembarcou em Antígua na última quarta-feira, 29 de abril, garantindo três recordes mundiais com a travessia.

Graham não se tornou apenas a pessoa mais velha a remar através do Atlântico, ele quebrou os recordes de pessoa mais velha a remar através de qualquer oceano e atravessar o mesmo oceano várias vezes.

No entanto, o britânico teve que ser rebocado para o porto quando faltavam apenas alguns quilômetros, para evitar que ventos fortes o afastassem de seu destino.

Graham Walters de 72 anos
Após remar por 96 dias, Walters desfrutou de um prato de hambúrguer e batatas fritas. Foto: Gulliver Johnson

Esse fato levantou algumas dúvidas sobre se o seu recorde seria ou não reconhecido.

Mas, apos o suspense inicial, o Guinness World Records e a Ocean Rowing Society confirmaram que ele havia quebrado não só um, mas três recordes após o desafio.

Depois de meses no mar, Graham disse que “voltou a um mundo diferente” após a pandemia de Covid-19. “Eu nunca tinha ouvido falar de coronavírus antes de sair”, disse à BBC.

Mas, mesmo no mar, ele falava com a esposa toda semana e, lentamente, sabia que a situação estava cada vez mais séria. “As pessoas estão em maior risco [na] minha idade, e eu tenho amianto nos pulmões, então, quando eu estava remando, pensei comigo mesmo: ‘este é o lugar mais seguro para se estar, no Atlântico’”.

Cinco travessias no Atlântico

Graham Walters remada aos 72 anos
Walters construiu seu barco à mão em seu jardim há 22 anos. Foto: Arquivo pessoal

A jornada de 96 dias de Graham envolveu atravessar mares agitados, consertar equipamentos quebrados e evitar a atenção de tubarões-martelo.

Graham já remou o Atlântico cinco vezes – três vezes sozinho e duas vezes em barcos para duas pessoas – e recentemente remou da nascente do rio Tâmisa para o mar. Ele é carpinteiro de profissão e construiu seu barco com as próprias mãos, em sua casa, há 22 anos.

Graham sempre foi um aventureiro, então ele já pensa em fazer uma última jornada”, disse Jean Walters, sua esposa, em comunicado à imprensa. “Concluir o desafio e levar o recorde será uma enorme conquista pessoal para ele”.

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, parabenizou Walters por sua conquista, acrescentando que “Merece ser reconhecido por seu status lendário”.

Ter quebrado o recorde de idade de maneira tão conclusiva é um testemunho de sua determinação e obstinação, e fazê-lo em um barco que ele construiu em seu quintal torna tudo mais impressionante”, disse Glenday em comunicado.

Compartilhe