Travessia do Pacífico de Wing Foil: Chris Bertish confirma nova largada

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Chris Bertish wing foil
Chris Bertish garantiu que todos os testes e ajustes foram feitos e pretende retomar o desafio já no final de maio. Foto: Quin O’Hara

Chris Bertish anunciou está pronto para retomar sua travessia do oceano pacífico de wing foil. Em julho de 2021 ele foi obrigado a interromper sua travessia após enfrentar uma série de problemas técnicos e um vazamento em sua prancha transoceânica após três dias de sua partida.

Mesmo assim, Bertish estabeleceu um recorde mundial para a maior distância percorrida em um wing-foil, solo e sem suporte em 212 milhas.

Segundo o aventureiro, todos os testes já foram realizados e ele está pronto para dar início à nova tentativa, aguardando apenas as condições climáticas ideais, o que ele, acredita, ocorrerá no final de maio.

A ideia é concluir o desafio até o final de julho ou início de agosto, quando as águas do Pacífico sofrem menos influência das tempestades e ondulações geradas no polo norte nos meses de inverno desse hemisfério.

O roteiro será basicamente o mesmo, com largada na Califórnia (possivelmente em Half Moon Bay, rumo ao Havaí, em uma jornada de 2.750 milhas pelo oceano Pacífico.

Chris Bertish wing foil
Apesar da jornada interrompida em 2021, Chris Bertish estabeleceu um recorde mundial para a maior distância percorrida em um wing foil, Foto: Arquivo pessoal

Esta próxima tentativa exigirá que Bertish veleje um mínimo de 8 a 12 horas diárias, por mais de sessenta dias, sem apoio e completamente sem assistência, para concluir o desafio em dois meses.

A embarcação usada pelo casca grossa chama-se TWP, em alusão ao nome da travessia (Transpacific Wing Project) e é equipada com hidrofólios, medindo 19 pés de comprimento e 3 pés 7 polegadas de largura (5,8 por 1,1 metros).

É o mesmo SUP transoceânico usado por ele em sua travessia à remo pelo Atlântico em 2017, porém, adaptada ao uso da pipa.

Outras adaptações tecnológicas também foram introduzidas como avançados de comunicação por satélite, radar, GPS.

Já as novas quilhas hydrofoil serão usadas para potencializar o velejo e impulsioná-lo ao longo do Pacífico com mais eficiência.

A travessia também terá a função de levantar fundos que serão destinados a projetos de conscientização para a conservação dos oceanos por meio de parcerias com a Conservation International e a Sea Shepherd, tudo facilitado pela Chris Bertish Foundation, criada em 2020 com o objetivo de conscientizar e incentivar mudanças a criação de projetos que busquem alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

Para mais informações acesse chrisbertishfoundation.org.

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