A grande jornada da Hōkūleʻa pelo Pacífico tem início no Alasca

Compartilhe
Hokulea Alasca
Os anfitriões do Alasca enviaram canoas tradicionais, chamadas yaakws, para receber e dar as boas-vindas à Hōkūleʻa. Foto: PVS / Reprodução

No último domingo (11) um grande público se reuniu às margens da Baía de Auke, no Alasca, para dar as boas-vindas à lendária canoa havaiana de viagem Hōkūleʻa.

O gelado estado norte americano será o ponto de partida de uma viagem de quatro anos da Hōkūleʻa, batizada de “Moananuiākea” (Viagem pela Terra), que cobrirá cerca de 43.000 milhas náuticas ao redor do Pacífico. Ao longo da jornada, serão visitados 36 países e arquipélagos, quase 100 territórios indígenas e mais de 300 portos.

Segundo explica o fundador da Polynesian Voyaging Society, Nainoa Thompson, o objetivo da viagem é iniciar um movimento de 10 milhões de “navegadores planetários”, desenvolvendo jovens líderes e engajando comunidades tradicionais ao redor do mundo em direção a um futuro saudável e próspero.

Hokuela Alasca
Público reunido na Baía de Auke para receber a Hōkūleʻa. Foto: PVS / Reprodução

Foram cinco anos de preparação para o início da expedição, que envolveu desde o contato com as sociedades indígenas que serão visitadas e os pedidos de bênção e autorização para visitar lugares sagrados, ao treinamento da tripulação e busca de apoiadores, o que envolveu o transporte de navio da Hōkūleʻa aos EUA, onde foi realizada uma pré-temporada, no mês de maio, para treinamentos ao longo da costa norte estadunidense e Canadá que culminou com a chegada às terras tradicionais do A’aakw Kwaan no último dia 11.

Os 14 membros da tripulação da lendária canoa havaiana foram recebidos ao som de tambores embalados por cânticos tradicionais por volta das 14h30 (horário do Alasca). Os anfitriões do Alasca enviaram canoas tradicionais, chamadas yaakws, para escoltar a Hōkūleʻa até o local de atracação, onde ela chegou às 15h00.

Foto: PVS / Reprodução

O protocolo da recepção teve início com os anfitriões, nativos dos clãs Wooshkeetaan e Yaxteitaan, pediram que os membros da tripulação se identificassem. A tripulação respondeu e pediu permissão para desembarcar. A permissão foi concedida.

Foto: PVS / Reprodução

Mais de 80 pessoas participaram da cerimônia de chegada, incluindo três dos quatro membros originais restantes da viagem inaugural da Hōkūleʻa a Tahiti em 1976 – John Kruse, Navegador Pwo Shorty Bertelmann e Billy Richards – além de Navegadores Pwo das Ilhas Cook, Tua Pitman e Peia Patai, o Navegador Pwo de Aotearoa Jack Thatcher, o congressista americano Ed Case e a congressista americana Mary Peltola.

Foto: PVS / Reprodução

Em seguida, foi a vez de membros da tripulação da Hōkūleʻa entoarem o tradicional Pu Kani (som do búzio), antes que a delegação seguisse para um palco para a continuidade da cerimônia com a apresentação de danças típicas, troca de presentes e discursos.

A cerimônia terminou com uma apresentação de hula pelos estudantes das Kamehameha Schools, em uma homenagem especial aos territórios de Aakʻw Kwaan e o Pu Kani.

Foto: PVS / Reprodução

O Lançamento Global da Moananuiākea: Viagem pela Terra, ocorrerá em 15 de junho de 2023, das 13h00 às 17h00, horário do Alasca, quando a Hōkūleʻa partirá de Auke Bay para iniciar sua jornada de quatro anos.

Toda a expedição poderá ser acompanhada por um diário de bordo virtual publicado em waahonua.com.

Rota da expedição Moananuiākea. Foto: PVS / Reprodução

Vídeo de lançamento da expedição:

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe