Com participação de brasileiros, Vodafone Challenge acontece nesse sábado

Compartilhe
Shell va'a Vodafone Channel Race
Shell Va’a testa sua infencibilidade mais uma vez neste sábado (17) durante a 4ª Vodafone Challenge. Foto: André/ vohi-video.com

Se o Hawaiki Nui é a prova de V6 va’a mais antiga e famosa da Polinésia Francesa, o Vodafone Challenge pode ser considerado o mais difícil. E por um bom motivo: 85 km em quase 7 horas de travessia entre as ilhas de Taiti e Moorea.

Contudo, a quarta edição do desafio, que acontece neste sábado, será realizado em uma distância menor. O motivo, segundo os organizadores, é tornar o Vodafone Challenge menos desgastante e mais atrativo: “Ouvimos os atletas dizerem que 85 km era muito tempo! Principalmente se quisermos trazer estrangeiros para competir com os polinésios”, informou Patrick Moux, vice-presidente da Vodafone, durante a conferência.

O objetivo é que esta corrida se internacionalize e seja mais “acessível”, disse. “É por isso que para esta 4ª edição, o percurso foi reduzido para 60 km”, explicou.

Dessa forma, para a quarta edição da Vodafone Challenge Race, o percurso conhecido pela sua dificuldade foi encurtado para os homens da categoria Open, com a estreia de equipes femininas nesta competição, em um percurso de 34km sem revezamento. 

A grande novidade será a inclusão de uma equipe formada por competidores do Chile e Brasil, representada por remadores da Itaipu Surf Hoe de Niterói (RJ) na prova. Foto: Fabio Valongo

A lendária Shell Va’a é a atual campeã da Vodafone Challenge e há uma grande expectativa em torno da invencibilidade da equipe.

A primeira largada prevista é a da categoria feminina, com as equipes partindo de Aorai Tini Hau, em direção a Punaauia com retorno pela lagoa cruzar a linha de chegada de volta a Aorai Tini Hau. 

As equipes masculinas de V6 (nas categorias júnior, sênior/open e veterano) partirão do mesmo local ao mesmo tempo para chegar a Moorea e retornar a Punaauia para chegar à chegada em Aorai Tini Hau na lagoa. Um percurso de 60km que os remadores deverem fazer em 5 horas, segundo estimativa dos organizadores.

Veja os percursos:

A grande novidade será a inclusão de uma equipe formada por competidores do Chile e Brasil na prova. Veja quem serão os brasileiros que competirão no sábado:

  • Fabio Valongo – Master 40 (Itaipu Surf Hoe);
  • Leonardo Pirozzolo –  Open (Itaipu Surf Hoe);
  • Gustavo Jacob – Master 40 (Escola de V1 Jacob);
  • Andre Guerbatin – Master 40 (Itaipu Surf Hoe);
  • Robert Almeida – Campeão Brasileiro V1 Open.

A 4ª Vodafone Challenge poderá ser acompanhada ao vivo, neste sábado, 17 de junho, através do canal do YouTube TNTV e também será exibida aqui, em Aloha Spirit Midia, a partir das 15h do horário de Brasília.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe