3 fatores que te ajudam a nadar mais rápido

Compartilhe
Nadar mais rápido
Samir Barel durante a prova do canal de Ilhabela. Foto: Fabio Mota

Olá amigos! Como estão? Final de ano chegando e felizmente algumas provas já voltaram a acontecer. Muitos já deixaram para trás aquela ansiedade e nervosismo de competir e estão aproveitando a oportunidade para se preparar para a temporada 2022.

Pensando nisso, trago nesta coluna um assunto que deixa muitos atletas intrigados: como nadar mais rápido? Alguns atletas apontam que para ganhar velocidade é preciso mais força, mais resistência, mas, com minha experiência, reuni aqui 3 fatores que eu acredito serem fundamentais para que o atleta consiga nadar de forma mais eficiente e assim baixar seus tempos.

Adaptação ao meio líquido – Muitos pulam essa fase, mas é um ponto importantíssimo. Antes de fazer qualquer tipo de exercício educativo, treino específico ou mesmo se cobrar sobre determinado resultado, lembre-se de que você precisa se sentir confortável no ambiente em que você está inserido.

Para isso, o nadador precisa desenvolver o domínio do seu corpo, saber qual a melhor posição quando se está contra a corrente ou a favor da corrente, saber executar movimentos de empurrar e puxar a água, trazendo mais eficiência para o nado… Tudo isso interfere diretamente na sua performance.

Coordenação motora dentro da água – A natação exige um trabalho conjunto entre respiração e movimentos de pernas e braços, ou seja, o atleta se movimenta da cabeça aos pés. Se isso tudo não estiver coordenado, o nadador certamente terá mais dificuldades para vencer a resistência da água e se deslocar.

Não é só fazer tudo ao mesmo tempo, é perceber o que você está fazendo. Uma boa coordenação te dá mais controle sobre o corpo e seus movimentos. Dessa forma, o nadador tem mais propulsão, flutuação e, com isso, economiza de energia e se torna mais eficiente no nado.  

Alinhamento (streamline) – Quanto mais alinhado o corpo estiver, menor será a resistência que o nadador irá enfrentar dentro da água, consequentemente tornando-o mais rápido. Para manter o streamline (posição de alinhamento corporal) é necessário equilíbrio ou dominar o corpo dentro da água.

É saber usar os grupos musculares de maneira correta para que você possa poupar energia e jogar a força para onde precisa, aumentando o arrasto. Por que a região do core é tão importante para os nadadores? Ela é o ponto de equilíbrio, se você baixar ou relaxar demais o quadril ou o tronco o resto do corpo acaba desalinhando e você deixa de mandar a força correta para os membros superiores e inferiores.

Isso significa que o atleta precisa fazer mais força para compensar esse desalinhamento, gastando mais energia. Com um bom alinhamento, o atleta tem um apoio melhor dentro da água e também diminui a incidência de lesões, já que o corpo mais equilibrado minimiza a sobrecarga.

Espero mais uma vez ter contribuído para melhorar a natação de vocês. Aproveito para desejar boas festas, um natal abençoado e um ano novo repleto de motivação e alegrias!  Nos vemos em 2022!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe