Por que fazer uma ultramaratona aquática?

Compartilhe
ultramaratona aquática
“Sempre digo para os meus alunos, independente da distância que queiram nadar: Divirta-se!” Foto: Daniel Righetti

Olá amigos! Como estão? Hoje vou deixar o lado treinador um pouco de lado e falar um pouco mais na condição de atleta. No mês de agosto tive a oportunidade de concluir o desafio de nadar 100 quilômetros em 4 dias! Foram 36k da travessia do Leme ao Pontal, mais 16k nadando Leme-Barra. Depois fui para Ilha Grande, também no estado do Rio de Janeiro, onde conclui os 25k do Swim BISA e terminei fazendo os 24k da 14 Bis, uma das travessias mais tradicionais do Brasil (trecho a ser adaptado rsrsrs).

Muitos me perguntam: Samir, por que você decidiu fazer essa loucura? Como você consegue passar tanto tempo nadando? O que faz você querer fazer uma ultramaratona aquática? Vou então deixar aqui um relato bem singelo da minha experiência em provas de ultramaratona aquática.

Veja também > 5 passos para melhorar o condicionamento na maratona aquática

A primeira coisa é: Prazer! Eu sinto muito prazer em nadar, estar ali em contato com o meio líquido, conhecer lugares diferentes, testar meu corpo e mente. Ninguém passa tanto tempo treinando e nadando se não for porque gosta, não é mesmo? Por isso, a primeira dica que eu dou para quem almeja um dia fazer uma ultramaratona aquática é: tenha satisfação pelo que você faz, só assim você estará 100% presente e focado. Pense, se você está se dispondo a abrir mão de seu tempo, de estar com sua família e amigos para treinar, se está direcionando recursos para uma prova desse tipo (que não é barata) é porque você realmente quer estar ali! Sempre digo para os meus alunos, independente da distância que queiram nadar: Divirta-se! Medalha, pódio, 10k, 30k, 50k, isso tudo é uma preocupação secundária. É fazendo o que você ama que você ganha motivação para seguir em frente.

Se você tem alguma dúvida ou receio de enfrentar um desafio de longa distância, avalie bem antes de começar. Sugiro principalmente que converse com sua família, afinal eles é que estão do seu lado diariamente e irão ser totalmente impactados pelo seu planejamento. Além disso, coloque para você uma meta que seja viável e atingível. Sem isso, você corre o risco de embarcar em uma jornada desgastante, que irá gerar mais estresse e frustração do que alegrias. Tão importante quanto o resultado final é toda bagagem e vivência que você adquire durante o processo. Por isso, planejamento é fundamental. 

Outro motivo que me fez gostar das provas longas é a questão do desafio pessoal. Sou um cara bastante competitivo, então, quando eu migrei da piscina para as águas abertas, além de ter me apaixonado pela modalidade, eu vi que poucas pessoas estavam fazendo percursos mais longos. Isso me intrigava e ao mesmo tempo me motivava, aquela coisa de fazer algo diferente do habitual. Passou a ser um compromisso comigo mesmo! 

Também acredito que a natação em águas abertas seja uma experiência positiva e muito gratificante como pessoa. As lições que aprendemos tanto no treino e como na prova podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Costumo falar de muitas provas que eu concluí, mas assim como muitos de vocês, já tive que abandonar, seja pelas condições adversas do clima ou por erros que não me deram condições físicas ou mentais de continuar. Eu não trocaria essas experiências, positivas e negativas, por nada! Foram essas adversidades que me fizeram crescer e evoluir como nadador, como treinador, como ser humano. Por isso, não pense que será difícil e sofrido. Tenha consciência do quanto esse desafio agrega para você.

Por último, mas não menos importante, o que me faz fazer todas as loucuras que faço é um propósito, que eu tomo como lema e muitos de vocês já sabem: SOMOS TODOS CAPAZES! Minha maior motivação é saber que o meu exemplo serve de inspiração para outras pessoas. Independente de qual sejam os seus objetivos e obstáculos, se tivermos foco, planejamento e paixão pelo que se faz, somos capazes de tudo! Essa é a beleza e o propósito do esporte, demonstrar nossa humanidade e fazer com que a gente nunca se esqueça que tudo na vida só depende de nós. 

Espero mais uma vez ter ajudado vocês. Voltamos em breve com mais conteúdo! Até breve!

Compartilhe