Natação cada vez mais forte no Aloha Spirit Festival

Compartilhe

Aloha Spirit Festival contará com três provas de natação em Ilhabela. Foto: Ale Socci.

O maior evento de esportes aquáticos da América Latina não poderia deixar de ter a natação como um dos destaques. A abertura do Aloha Spirit Festival 2018, nos próximos dias 23 a 25, em Ilhabela, contará com importantes provas para nadadores em várias distâncias. Destaque a disputa Water Relay, um revezamento, e a natação em águas abertas, com 3,8 km de percurso e valendo como seletiva para o novo evento no Arquipélago de Alcatrazes.

A direção técnica será do experiente Samir Barel, um dos principais nomes da maratona aquática no Brasil, que já foi top 10 do Grand Prix Mundial da FINA, em 2013 e com grande vivência internacional, disputando provas emblemáticas como a travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e Franca (36 km), Volta à Ilha de Manhattan/EUA (45 km), Capri-Napoles/Itália (36 km) e Santa Fé-Coronda/Argentina (57 km).

“Nossa grande preocupação é oferecer a melhor estrutura para os atletas, sempre visando a segurança. Procuro estudar e aprender ao máximo para trazer o melhor para os participantes”, afirma Samir, que continua competindo, sobretudo em provas longas, as ultramaratonas, e é diretor da Academia Elo, em Campinas.

No Aloha Spirit, em Ilhabela, serão três provas. No sábado, logo às 8 horas, a disputa de 1,5 km, realizada em percurso com bois em frente à praia do Perequê, onde será montada a arena do evento. Depois, 11h45 e com transmissão ao vivo pela TV Aloha, o Water Relay, revezamento composto por cinco atletas, sendo obrigatório, no mínimo, uma mulher, sendo que cada competidor completa 200 metros. Já no domingo, a esperada prova de 3,8 km, com início às 7h30 e também transmitida pela TV Aloha.

“Será uma travessia. A largada será na Vila de Ilhabela e chegada na arena do evento. Teremos boias de sinalização em todo o percurso, além dos atletas terem uma vista maravilhosa de toda a orla durante a disputa. Em todas as provas haverá segurança. Contaremos com barcos a motor, caiaques e bombeiros”, avisa Samir Barel.

Prova de 3,8 km, com início às 7h30, será transmitida pela TV Aloha. Foto: Ale Socci.

A prova de 3,8 km classificará os três melhores atletas por categoria para o Desafio Alcatrazes pelo ranking do Aloha Spirit Festival 2018, que também terá etapas em Cabo Frio e Brasília. “Além do ranking, o atleta deverá ter cumprido uma das três provas no tempo mínimo de 1h45min”, avisa Samir.

Entre os destaques femininos, Thais Fernandes Sant’Ana, tricampeã da Maratona 14 Bis, Bruna Bumachar, vencedora da etapa Ilhabela 2017, e Marta Mitsui, que já fez o Canal da Mancha, entre as mulheres. No masculino, Artur Pedroza, bicampeão da 14 Bis, Marcos Campos Rodrigues, campeão da Maratona Capri Nápoli amadora, na Itália, e tetracampeão da 14 Bis, Marcos Fraccaro, campeão do Circuito Aloha em 2016, e Diogo Milani Zoppi, pódio em todas as etapas do Aloha Spirit, e Harry Finger, que também já completou o Canal da Mancha.

NA AREIA – Com a chancela de maior evento de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit Festival também terá ações na areia. O Slackline será uma das atrações com demonstrações, disputas e oficinas de aprendizagem para o público.

O Desafio Gibbon será organizado pela Gibbon Slacklines, marca referência mundial, presente em mais de 40 países e responsável pela “construção” da comunidade do esporte no Brasil. Serão três atividades ocorrendo no sábado e domingo no Espaço Aloha Spirit Slackline. No sábado, das 12 às 13h, será realizado o Desafio Best Combo, uma demonstração com atletas profissionais, na modalidade Trickline, valendo uma fita profissional Gibbon Slacklines.

No sábado e domingo, das 8 às 20h, será realizada a oficina de slacklines, uma área com fitas para iniciantes e orientações de um atleta profissional. Também no sábado, das 8 às 20h, será promovido o Desafio 10 Segundos. Serão contabilizadas todas as pessoas que conseguirem ficar em pé sobre uma fita de slackline.

“O Desafio será contabilizado em um placar e depois será comparado com as outras etapas. O evento com o maior número de pessoas ganha um super prêmio ao final de 2018”, informa o empresário Conrado Menezes, da Gibbon Brasil. Os desafios são gratuitos e para participar do Desafio Best Combo é necessário inscrição prévia pelo e-mail adm@gibbonbrasil.com ou pelo telefone (51) 98225.0929 (whatsapp), enviando nome completo e RG até o dia 20.

O Aloha Spirit Festival também terá disputas de Va’a/canoa polinésia, OC6, OC2 e OC1, Surfski individual ou duplas, Waterman, Apneia, Stand Up Paddle profissional e amador e Paddleboard. Além das disputas esportivas, o evento contará com atividades culturais, como o Festival Aloha Spirit de Cinema.

O Aloha Spirit 2018 tem os patrocínios de Booking.com, Riachuelo e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Fina Frutas, Aqua Sphere e Linktel. Realização: Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial www.alohaspiritclub.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR,instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil

Compartilhe