Confirmada primeira prova a nado no Arquipélago de Alcatrazes

Compartilhe

Os atletas da natação em águas abertas disputarão 100 vagas durante o Tour 2018 do Aloha Spirit Festival, que acontecerá em Ilhabela, Brasília e Cabo Frio. Foto: Ale Socci.

Após longo tempo de planejamento, as informações sobre a prova de águas abertas em Alcatrazes estarão disponíveis no site do evento Aloha Spirit Festival, na próxima semana, pois será neste circuito a seletiva para quem deseja estar lá.

O longo tempo para a definição se deu por conta de muitos detalhes e cuidados, tais como logísticas de transporte, condições climáticas, exigências da Marinha e regras de meio ambiente, que já vinham sendo tratadas e esclarecidas junto ao ICMbio (Instituto Chico Mendes), órgão governamental responsável pela proteção e vigilância do arquipélago. Será uma prova histórica.

A seletiva é sim uma necessidade, pois existem limitações tais como: o número máximo de atletas nadando nesta área de preservação, número máximo de embarcações que poderão ir até o local, embarcações que precisam estar preparadas e legalizadas, frente as exigências.

Os atletas da natação em águas abertas disputarão 100 vagas durante o Tour 2018 do Aloha Spirit Festival, que acontecerá em Ilhabela (24 e 25 de março), Brasília (23 e 24 de junho) e Cabo Frio (24 e 25 de novembro). A prova dentro do evento Aloha Spirit que contará pontos para a seletiva será a de 3.800 metros, a mesma distancia que será nadada em Alcatrazes.

O percurso respeitará sítios de espécimes endêmicas, espécies em estudo ou populações em processo de repovoamento. A prova também não terá boias, para evitar o lançamento de âncoras, impedindo possíveis danos ao fundo e vidas marinhas, e os competidores usarão apenas referências naturais, o que dará ainda mais notoriedade a este desafio.

Saco do Funil, onde será realizada a prova. Foto: Kelen Leite.

A largada seguirá para a Ilha do Farol, depois para a Laje do Alagado, isso é sentido mar aberto, depois volta para a Ilha dos Alcatrazes, em direção a Ponta Norte e entra no Saco do Funil, onde ao final dele, estarão as embarcações da organização e dos atletas.

Além de certamente a prova ser realizada com bons nadadores, muitos de nível Olímpico, a Ecooutdoor Sports Business, buscará durante o ano a possibilidade de transmissão ao vivo junto a um grande canal de Tv, levando ao público espectador a emoção da prova e também as imagens deste belo local, além da importância de sua preservação. “O desejo é que cada espectador e cada atleta, saiam desta experiência como influenciadores da preservação do meio ambiente”.

João Castro, CEO da Ecooutdoor Sports Business diz que quer tornar esta mais uma bela prova, bastante organizada e com alta taxa de aprovação, como vem obtendo no Aloha Spirit Festival, que hoje é o maior evento de esportes aquáticos da América Latina e está entre os 3 maiores do mundo.

Mapa da prova. Foto: Reprodução.

A Travessia do Canal de Ilhabela é mais um belo exemplo de qualidade, prova realizada em parceria com o grupo Swim Channel. Além disso, João castro diz estar bastante feliz e orgulhoso, afinal poucos sabem, mas ele é formado em Biologia, após concluir curso superior trabalhou no Instituído de Pesca de São Paulo, com reprodução de peixes e outras pesquisas ambientais. Quando decidiu montar a agência, elaborou um nome que tivesse a ver com a preservação e o desejo de eventos sustentáveis, por este motivo o nome “ECO OUTDOOR”

Para manter-se sempre informado é importante consultar o site: www.alohaspiritclub.com.br, verificar se os e-mails da Ecooutdoor não estão indo para lixo eletrônico ( habilitar email contato@ecooutdoor.com.br ) e também acompanhar os principais canais de noticias segmentadas e as redes sociais do Aloha Spirit Festival ( /alohaspiritbrasil ).

Bem vindos a esta bela disputa, bem vindos ao Maior Festival de Esportes Aquáticos da América Latina e bem vindos a um evento único!

Compartilhe