Quando devo fazer os treinos longos de remada?
Arthur Santacreu fala sobre a importância de um treino de remada contínuo e mais longo para o atleta de ... leia mais
A chegada do COVID-19 levantou, entre outras questões, a importância de se reforçar os cuidados com a saúde.
E uma alimentação de qualidade é uma das maneiras mais eficazes de se reforçar as defesas de nosso organismo.
Pensando nisso, o Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou a cartilha Orientações nutricionais para enfrentamento do Covid-19.
O material foi desenvolvido por um grupo de professores e alunos da pós-graduação em Nutrição e Bioquímica da UFRN.
A cartilha, que possui 20 páginas, apresenta em linguagem acessível e com imagens lúdicas, orientações nutricionais e cuidados básicos com os alimentos e sua manipulação correta.
A professora da PPGNUT, Ana Henoleida de Araújo Morais, que coordenou o trabalho, ressalta que o documento tem como base informações e recomendações básicas e consensuais feitas por entidades e órgãos de todo mundo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), que mesmo não sendo específicas para o COVID-19, remete aos cuidados em caso de contaminação por patógenos, como os vírus.
De acordo com a professora, a cartilha tem como objetivo auxiliar a sociedade:
“Como a Covid-19 é uma infecção viral, existem orientações para se precaver dessas doenças. Nós elaboramos essa cartilha para auxiliar a sociedade a tomar as precauções necessárias no manuseio dos alimentos e conservação, além de informações sobre vitaminas e minerais presentes nos alimentos”, disse a docente ao site da UFRN.
Além disso, a cartilha tem informações seguras sobre essas práticas e outras dicas relevantes para se prevenir das doenças virais, como é o caso do coronavírus.