Segurança na canoa: Como realizar o procedimento de Huli
Veja em detalhes como realizar o procedimento de Huli, fundamental para a segurança de quem rema de canoa ... leia mais
Olá pessoal! Depois de uma temporada intensa de treinos e provas, gostaria de abordar um assunto que pode ajudar muito a melhorar sua performance para o próximo ano. Você já pensou em passar por uma avaliação e/ou reeducação funcional?
Durante a prática esportiva, cada atleta entende ou responde aos estímulos de maneira bastante individual. Uma postura inadequada ou mesmo determinados vícios na execução de alguns movimentos podem comprometer o desempenho do atleta ou ainda aumentar a incidência de lesões. Por isso, é interessante fazer uma avaliação funcional, onde um profissional (treinador) irá verificar se o atleta está realizando os movimentos de forma adequada e eficiente. Por meio de imagens coletadas em vídeos e/ou uma observação presencial, é possível saber os pontos a serem melhorados e quais as alternativas para tornar sua prática esportiva mais fácil e efetiva.
Após a avaliação, onde são coletadas várias informações sobre a rotina e o trabalho do atleta durante os treinos, se inicia um processo de reeducação funcional que envolve tanto correções da biomecânica do movimento, como uma série de dicas e lições que podem ser aplicadas fora do treino, trazendo inclusive mais funcionalidade para o cotidiano da pessoa.
Por exemplo, se uma pessoa costuma pegar um barra com anilhas na academia apenas se curvando, ela pode sobrecarregar a coluna e apresentar sintomas de dor e desconforto. Com a reeducação funcional, ela aprende que para pegar esse mesmo peso, que pode ser igual a uma caixa de compras que você trás do supermercado, ela deve agachar e com a ajuda dos membros inferiores, erguer o objeto desejado, diminuindo consideravelmente o impacto do exercício/movimento para o corpo.
Para aqueles que são bastante competitivos, a avaliação e a reeducação funcional ajuda no maior entendimento e no direcionamento da sua prática esportiva, promovendo uma melhora significativa nos resultados almejados. Por exemplo, um nadador que costumava deixar o quadril muito baixo, depois da avaliação, inseriu mais exercícios de fortalecimento do core e lombar nos treinos. Com o quadril mais estável e o corpo mais alinhado na água, ele ganhou mais velocidade e baixou seus tempos.
É muito importante reforçar que a reeducação funcional pode ser aplicada a qualquer modalidade esportiva. Além disso, é uma excelente forma de prevenir e recuperar lesões.
Por hoje é só, nos vemos em breve com mais conteúdos relevantes para manter a sua preparação física em dia. Aproveito para desejar a todos boas festas e muita saúde para 2023!