Mundial de Va’a Distância: Brasil é prata na Master 40

Compartilhe
Mundial de vaa distancia Samoa prata
É prata! Equipe brasileira Master 40 faz bonito e fatura vice campeonato mundial em Samoa. Foto: Arquivo pessoal

A equipe brasileira Master 40 conquistou a medalha de prata durante o primeiro dia de disputas do Campeonato Mundial de Va’a Distância 2023. O evento está sendo realizado em Apia, capital de Samoa, e vai até o dia 19 de agosto.

Veja também > Samoa Pronta para o Mundial de Va’a Distância

Além das disputas na Master 40, ao longo do dia foram realizadas disputas nas categorias V6 Júnior 19 Masculino, V6 Máster 50 Feminino, V1 Open Feminino, V1 Júnior 19 Feminino e V6 Master 60 Masculino.

Equipe Master 60 conquista histárica 6ª colocação. Foto: Arquivo pessoal

O Brasil competiu também na Master 60, ficando com a sexta colocação e na V1 Open Feminino, com Vanessa Soares concluindo a disputa na 6ª colocação.

Em relação à conquista da Master 60, formada por Paulo Afonso, (voga), Victor Vale Verde (leme), Soren Knudsen (4), Michael Coleman (5), Gustavo Almeida (3) e Aldo Neto (2). Vale destacar a participação de Michel Coleman, competidor da Master 80, que aceitou integrar o time, que estava desfalcado de um remador, dando um show de vitalidade em águas samoanas. Além disso, o leme da equipe, Victor Vale tem 72 anos.

Vice-campeã mundial

Brasileiros chagaram a um segundo de distância da campeã, Nova Zelândia. Foto: IVF

A equipe máster 40 do Brasil deu verdadeiro show nas águas de Samoa. Fazendo tempo de 1:54:28, o time brazuca, formado por Cauê Serra, Paulo dos Reis, Carlos Chinês, Leo Monte, Luiz Malzone e Leo Lorang chegou a segundos de diferença dos campeões, a equipe da Nova Zelandia, que faturou o ouro na prova de 24km com o tempo de 1:53:59. Chile ficou com o bronze, terminando a prova com o tempo de 1:56:55.

A equipe brasileira fez uma excelente largada assumindo as primeiras posições já no início da prova, ultrapassando as equipes dos EUA e Havaí, para protagonizar uma disputa pela primeira colocação com a forte equipe neozelandesa.

Os remadores brasileiros chegaram a assumir a frente da disputa na segunda metade do confronto, após um downwind muito bem executado, mas a Nova Zelândia conseguiu emparelhar sua canoa na reta final, ultrapassando o Brasil nos últimos metros por uma pequena margem de diferença.

Foi uma prova intensa, onde brigamos muito pela primeira colocação. Fizemos o downiwnd muito bem e para mim isso já valeu o ouro!”, conta o leme da equipe, Cauê Serra, em conversa por whatsapp com nossa redação.

As disputas continuam nessa terça-feira em Samoa (tarde de segunda, no Brasil), com os remadores brasileiros competindo em três categorias: Máster Masculino 50 (8h*), Master 70 Feminino (13h30*) e V1 Open com Robert Almeida às 11h* do horário local*.

TRANSMISSÃO DAS PROVAS – As provas estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da IVF. Apia tem um fuso horário de 17 horas à frente do Brasil, ou seja, 08h00 em Apia são 16h00 do dia anterior em Brasília.

Para acessar o cronograma detalhado com todas as categorias, modalidades, dias e horários clique AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe