Catarinense de Remo agita Florianópolis com participação de clubes de va’a
Florianópolis é o palco da 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Remo 2023 com a participação de clubes ... leia mais
Após três dias de batalhas intensas nas águas taitianas, Kevin “CJ” Ceran-Jerusalém garantiu o título da Hawaiki Nui Va’a Solo 2023. A terceira etapa, disputada no sábado, inicialmente planejada entre Mahina e Moorea, teve o percurso alterado para Mahina e Pirae, ida e volta, devido às fortes ondas e correntes no trajeto original, que obrigaram a federação taitiana a optar por uma alternativa mais segura aos competidores. A vitória da etapa, no entanto, ficou com Kyle Taraufau, que superou Kevin Céran-Jérusalémy e Hotuiterai Poroi, respectivamente, segundo e terceiro colocados, na linha de chegada.
Kevin CJ mesmo não vencendo nenhuma etapa da Hawaiki Nui 2023, foi o mais consistente entre todos os competidores, ficando com a segunda colocação nas três etapas do campeonato. Revi Thon Sing e Tuatea Teraiamano, seus concorrentes diretos na briga pelo título deste ano, foram demasiado inconsistentes em seus resultados.
Antes do início da última prova da Hawaiki Nui 2023, Tuatea Teraiamano, vencedor da segunda etapa e detentor da camisa amarela, tinha uma pequena vantagem sobre seus concorrente mais próximos. Três segundos para Kevin Céran-Jérusalémy, onze para Steeve Teihotaata ou mesmo 42 segundos para Revi Thon Sing. Tutearii Hoatua e Hotuiterai Poroi largaram um pouco mais longe, mas ainda assim com chances.
Na largada Kevin Kouider saiu na frente nos primeiros quilômetros. Na sua esteira vinham os líderes gerais com Tuatea Teraiamano, Revi Thon Sing, Kevin Céran-Jérusalémy e Hotuiterai Poroi. Um pouco mais atrás remadores como Steeve Teihotaata, Manutea Millon e Hitiroa Masingue.
Num trecho de água muito calmo e sob chuva fraca, os primeiros remadores completaram primeira volta do circuito depois de pouco mais de 1h30. Na liderança, um grupo de quatro remadores composto por Kevin Kouider, Kyle Taraufau, Manutea Millon, Revi Thon Sing e Kevin Céran-Jérusalémy. O camisa amarela, Tuatea Teraiamano, por sua vez, estava mais atrás, em torno do 11º lugar.
Kyle Taraufau então abriu na liderança e penas Kevin Céran-Jérusalémy conseguiria acompanhar seu ritmo. Kyle Taraufau e Hotuiterai Poroi então se aproximaram dos dois nos quilômetros finais.
Contudo, Kyle Taraufau manteve o forte ritmo até cruzar a linha de chegada, não permitindo ser ultrapassado por seus adversário, sagrando-se, vencedor a terceira e última etapa da Hawaiki Nui Solo 2023 em 2h44’58. Kevin Céran-Jérusalémy cruzou a linha de chegada onze segundos depois e Hotuiterai Poroi conquistou o terceiro lugar. Tuatea Teraiamanao, 10º nesta etapa final, completou a prova quase dois minutos depois de KCJ, resultado que garantiu a vitória geral ao remador Huahine. Com os seus cinco sucessos no Te ‘Aito, a sua vitória no Super ‘Aito, Kevin Céran-Jérusalémy acrescenta um novo título ao seu impressionante histórico na canoagem polinésia.
BRASILEIRO NA DISPUTA – Em franca evolução, Robert Almeida Dias novamente melhorou sua posição no ranking fazendo seu melhor resultado entre as três etapas, concluindo a prova na 33ª colocação. Com esse resultado, o brasileiro terminou a Hawaiki Nui Solo 2023 em 44º lugar.
Veja os resultados completos da terceira etapa AQUI.