Mundial de SUP da ICF começa nesta quinta-feira
Mundial de SUP da ICF terá seu início nesta quinta-feira (09) nas águas do Lago Balaton, na Hungria, com ... leia mais
Nesta quinta-feira (16) os competidores do Molokabra 2021 entraram novamente na água para cumprir a segunda etapa do maior festival de downwind do Brasil.
No desafio de hoje, remadores de SUP e Prone Paddleboard encararam 18km, enquanto aqueles que competiram no surfski e va’a tiveram 32 km pela frente.
Os ventos, assim como ontem, sopraram um pouco mais fraco do que o previsto, porém, em uma direção excelente para o downwind, paralelos à costa e alinhados com as ondulações.
Isso fez com que muitos competidores optassem a fazer um trajeto mais aberto, longe da costa, buscando aproveitar ao máximo excelentes condições naturais cearenses.
Em relação aos resultados, algumas mudanças de posição aos detentores da “Fita Azul” de hoje.
Oscar Chalupsky, que ontem havia chegado em segundo lugar ‘Overall’ na raia do surfski e va’a, dessa vez, foi o primeiro remador a tocar a areia, superando Luiz Wagner Pecoraro, campeão da primeira etapa, concluindo os 32 km com o tempo de 2:02:20, contra 2:03:55 de Pecoraro, que até hoje se mantinha invicto em todas as edições da prova.
Mostrando um grande fair play, o remador fez questão de parabenizar Chalupsky, indiscutivelmente uma lenda viva da canoagem oceânica:
Já no feminino, Rafaela Nascimento foi mais uma vez a primeira mulher a completar a prova. Remando de surfski, ela concluiu os 32km com o tempo de 2:30:38.
Na paracanoagem, Mario Queiroz foi o grande campeão de surfski, ele completou o desafio em 2:42:41 e Francisco Elione Sousa o primeiro na V1, com o tempo de 2:56:46.
No Va’a, Thassia Marques, remando de OC-1, foi a primeira mulher a completar a prova em 2:41:39, enquanto Maxwell Coutinho Júnior, também na OC-1, foi o primeiro homem a cruzar a linha de chegada com o tempo de 2:17:00.
Na V1, os campeões foram Patricia Kruger (3:50:25) e Reginaldo William (2:34:39), enquanto nas duplas de OC-2, os campeões Overall foram: Douglas E Maurício, na Masculino (2:28:51), Ian E Michelle, na Mista (2:23:08) e Daniela e Letícia na Feminina (2:40:42).
Na prova de SUP e Prone Paddleboard, mais uma vez a fita azul ficou com Vinnicius Martins, que, competindo na SUP Stock race (até 14 pés), foi o primeiro competidor entre todas as modalidades, a concluir a prova de 18 km com o tempo de 1:23:52 e Lena Guimarães Ribeiro, também competindo na SUP Stock race, foi a primeira mulher a completar a prova com o tempo de 1:38:16.
Américo Pinheiro, marido de Lena e treinador de diversos atletas, foi primeiro colocado na SUP Unlimited, e segundo colocado Overall, chegando atrás apenas de Vinni.
Prestes a completar 50 anos e se recuperado de uma grave lesão no ombro, o veterano se emocionou ao concluir a prova:
“Treinei muito para participar do Molokabra. Estou com quase 50 anos e tive uma lesão séria no ombro. Foram muitos meses de fisioterapia e treinamento, e agora sinto que estou sendo recompensado”, declarou Américo, que concluiu os 18km com o tempo de 1:27:03.
Entre as mulheres do SUP Unlimited, Roberta Chaves Braga foi a primeira a completar a prova com o tempo de 2:09:43.
Michael Silva Dos Santos “Maikim”, foi o vencedor do SUP Adaptado, com o tempo de 2:51:03.
O Prone Paddleboard mais uma vez atraiu uma grande quantidade de competidores e o Molokabra pode muito bem ser considerado uma espécie de “campeonato brasileiro” informal da modalidade, uma vez que ainda não há uma entidade nacional para o prone.
Competindo na categoria Unlimited, Rodrigo Nova foi o primeiro remador de prone paddleboard a concluir a prova, fazendo o tempo de 1:45:15.
Também competindo na Unlimited, a veterana Sinara Pazos foi a primeira mulher do paddleboard a terminar os 18km com o tempo de 2:05:52.
Na Stock Prone Paddleboard, Fernando Henrique “Grillo” e Mônica Gonçalves foram os primeiros colocados, respectivamente, com o tempo de 1:55:09 e 2:33:28.
Todos os resultados, em todas as categorias, no segundo dia podem ser conferidos nos links abaixo:
Prova de 32 km – Surfski e Va’a
Prova de 18 Km – Stand up paddle e Prone paddleboard
Nesta sexta-feira (17) o desafio será de 32 km para todas as categorias.
Highligths da prova e lives da chegada com narração de Nicole Wicks Saback podem ser conferidos no Instagram oficial do evento: @molokabra.