Atletas pedem apoio para representar Brasil em Mundial de Canoagem Oceânica
Sem suporte financeiro da confederação brasileira, atletas pedem poio para representar Brasil em Mundial ... leia mais
Inspirado em uma história real, ‘Além do Horizonte’ (Beyond the River) é um longa-metragem sul-africano de 2017, agora em cartaz na plataforma de streaming Prime Video, que tem tudo para agradar aos amantes dos esportes a remo.
Em uma África do Sul que busca cicatrizar as feridas deixadas pelos longos anos de apartheid, os canoístas Steve (Grant Swanby) e seu parceiro, Duma (Lemogang Tsipa), encaram o desafio de competir na exaustiva e perigosa Dusi Canoe Marathon, de 120 km, em busca de se tornarem a primeira dupla inter-racial a vencer o desafio.
Os dois se conheceram por acaso, e mais uma vez o esporte, no caso a canoagem, mostra seu poder para tirar os jovens da criminalidade.
Duma está entrando em uma vida de crime, retirando ilegalmente os cabos do metal, quando é forçado a retornar a um programa de treinamento de canoagem para jovens pobres, abandonado por ele após a morte de sua mãe. Lá ele conhece Steve, a quem passa a ajudar prestando suporte logístico e os dois se tornam amigos.
Duma então faz uma proposta a Steve para formarem uma dupla para encarar a exaustiva e perigosa prova de remada de 120km.
Steve, ao contrário de colegas racistas, que fazem piadas sobre o “tempo africano” e uma suposta falta de habilidade de Duma, jocosamente apelidado de “Helicóptero”, vê potencial em seu novo amigo e aceita o desafio.
A crítica, porém, não reagiu muito bem ao filme, por considerar que a história abusa dos clichês de filmes do gênero e que ‘Além do Horizonte’ não mergulhou tão fundo nas questões raciais da África do Sul pós apartheid como deveria.
No entanto, concordando ou não com os críticos, o fato é que a trama é bem construída e prende o expectador. Além disso, as cenas de ação são realmente bem-feitas, colocando o grande público “dentro” de um desafio de remada como poucas vezes se viu.
Inspirado na história real da primeira dupla inter-racial de remadores sul-africanos a coquistar a medalha de ouro em uma das travessias de canoagem mais duras que existem. Uma aventura sobre o triunfo do espírito humano frente a um desafio que parecia impossível.
Diretor: Craig Freimond.
Em cartaz na Prime Video.
Assista ao trailer: