
Praia da Almada recebe 3ª etapa do circuito de canoa caiçara em clima de confraternização
3ª etapa do Circuito de Corrida de Canoa Caiçara 2019 aconteceu no último 05 maio, na Praia da Almada, em ... leia mais
Considerada uma das mais importantes e tradicionais provas de canoa havaiana do mundo, o Molokai Hoe teve sua primeira edição realizada em outubro de 1952.
A prova foi feita através de em três equipes remando em canoas de madeira koa de seis homens cada. O percurso curso naquela época tinha 61 quilômetros de extensão, começando na baía de Kawakiu, no noroeste de Molokai, em direção a Waikiki, na ilha de Oahu. A primeira canoa a completar o desafio alcançou a linha de chegada após 8 horas e 55 minutos.
A prova teve uma carga simbólica muito importante, uma vez em que os valores havaianos e polinésios viviam um momento de autoafirmação, após anos de aculturação devido às influências estrangeiras nas ilhas do Pacífico.
Sendo assim, a Molokai Hoe foi muito importante para o resgate de uma das tradições mais importantes da cultura polinésia: a remada de canoa.
A competição existe até os dias de hoje, sendo um dos maiores eventos esportivos anuais do Havaí, atraindo participantes de todo o mundo.
A última edição, realizada em 2019, contou com quase 100 equipes e foi vencida pelo lendário time taitiano Shell Va’a, recebida por uma multidão de expectadores na praia de Waikiki.
O Brasil também faz parte da história dessa incrível competição. Em 2015, a equipe Samu conquistou a honrosa 10ª colocação no evento.
No vídeo abaixo, você confere uma reportagem feita pela tv havaiano sobre a edição de 1993. Uma verdadeira viagem no tempo. Assista: