A evolução da Apneia no sul da Bahia

Compartilhe
Ricardo Bahia na prova de Apneia Estática: “Superando todos os desafios e limites do corpo e mente”, assim como relata o próprio atleta a respeito do trabalho pessoal a ser realizado para garantir o sucesso em suas competições. Foto: Reprodução

No dia 30 de janeiro de 2021 foi realizado o VIII Campeonato Nacional Aida de Apneia Indoor – ABAPS/2021 no Grapiuna Tênis Clube em Itabuna – Bahia.

O clima quente do sul baiano foi um dos pontos positivos desta competição, proporcionando conforto térmico para os atletas durante suas performances na água.

Os mesmos puderam desfrutar do que há de mais avançado em termos de segurança, incluindo equipe altamente qualificada de resgate aquático, UTI móvel e bombeiros.

O evento contou com um público de torcedores locais e cobertura de mídia televisiva de diferentes emissoras, levando em consideração todas as precauções de enfrentamento ao Covid-19.

A organização pela AIDA Brasil (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia) em parceria com a ABAPS (Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática), o apoio da Prefeitura de Itabuna e o patrocínio da Pino Artigos de Mergulho, além de outros apoiadores, fizeram do evento um grande sucesso.

Equipe técnica reunida do VIII Campeonato Nacional Aida de Apneia Indoor – ABAPS/2021. Foto: Reprodução

As provas foram de Apneia Estática (disputa de quem fica mais tempo sem respirar com as vias aéreas submersas) e Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras (disputa de quem consegue percorrer a maior distância horizontal submerso em apneia e sem o uso de nadadeiras).

Destaca-se a quebra de recordes estaduais e o novo recorde brasileiro na prova de Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras do atleta Ricardo Bahia, que alcançou a marca de 136m, superando em 5m o recorde anterior de 131m realizado em 2019 pelo atleta Rafael Nolasco.

As atletas femininas fizeram bonito com a marca do novo recorde baiano de Mara Rubia na prova de Apneia Estática e Karina Santos na prova de Apneia Dinâmica.

Bruno Setenta também conquistou o novo recorde estadual baiano na prova masculina de Apneia Dinâmica.

Cabe mencionar a belíssima atuação dos atletas locais de Itabuna da equipe Apneia Z, liderada pelo técnico multicampeão de natação José Luiz Brito Freire, o “Zezé”, conquistando pódios e excelentes colocações.

Pódio da prova de Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras com o atleta Ricardo Bahia levantando o troféu de 1º colocado com o novo recorde brasileiro de 136m na modalidade; em 2º lugar o atleta Rodrigo Macedo com a marca de 108m; e em 3º lugar o atleta Warley Resende com 80m. Foto: Reprodução

Pessoalmente, fiquei muito satisfeito com dois excelentes resultados, sendo um vice-campeonato nacional na Apneia Estática e uma terceira colocação na Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras.

Atuando como colaborador do Aloha Spirit Mídia, não poderia deixar de relatar este excelente evento realizado em Itabuna. Trago imagens exclusivas e depoimentos de alguns atletas e colaboradores do evento.

O atleta Warley Resende em sua performance na modalidade Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras na qual garantiu o pódio em 3º lugar e a marca de 80m. Foto: Reprodução

Relato do atleta Warley Rezende de Souza, Coordenador de prova de Apneia Estática do Aloha Spirit Festival, atleta e competidor de Mergulho Livre.

Depoimentos dos participantes e colaboradores:

Rodrigo Macedo (Atual recordista estadual paulista nas modalidades Apneia Estática e Apneia Dinâmica com Bipalmas, residente hoje na cidade de Salvador):

Participar do Campeonato Brasileiro de Apneia Estática e Dinâmica AIDA foi muito bom! A organização do evento foi excelente, as equipes de árbitros e safeties da ABAPS e Apneia Z são super profissionais.

Presença de ambulância no local com socorristas. Tudo isso e a diversão de encontrar os amigos como Warley, Ricardo Bahia, Ivan, Rony, Silvoney, Adriano Lessa, Zezé e tantos outros. Melhorei a minha marca na dinâmica sem nadadeiras. Consegui 108m, segundo lugar na modalidade e segundo no geral. Que venham os próximos! Um grande abraço a todos!”

Roni Cabral (Atleta baiano, atual recordista estadual de Apneia Estática):

Fala galera do Aloha Spirit, Roni Cabral, tive a honra de participar do VIII Campeonato Nacional AIDA de Apneia Indoor, junto com os amigos Warley, Ricardo Bahia, Rodrigão, galera que sempre se faz presente os eventos, mais toda a equipe da Apneia Z.

Queria ressaltar toda a equipe de segurança, a organização, a mídia, parabenizar o Zezé junto com o Ivam, por todo o trabalho tão importante para a prática do nosso esporte, em todos os momentos necessários os salva vidas, com toda a sua experiência, estavam prontos para fazer a nossa segurança.

Queria falar um pouco sobre a minha superação também, no dia eu não consegui baixar meus batimentos, meu coração estava acelerado e tive que fazer a prova assim mesmo, com ele acelerado, eu já tinha a marca de 5:26min, o que me deu o recorde baiano, mas só fiquei aguardando o técnico falar que eu já tinha tempo para pódio, 4:59min, e eu já subi no limite conseguindo completar o protocolo.

E é isso, valeu galera, espero estar de volta com todos vocês no próximo evento”.

O atleta Roni Cabral se preparando para a prova de Apneia Estática, modalidade na qual é recordista baiano com o tempo de 5:26min. Neste último campeonato garantiu a 3º colocação com 4:59min. Foto: Reprodução

Ivam Brito (Presidente da ABAPS e Juiz AIDA Freediving):

Antes de tudo, se aqui estamos comemorando o sucesso do evento foi porque Deus nos abençoou grandemente e à Ele dedico toda a glória. Sim, é assim que me sinto, abençoado por fazer parte da história da Apneia esportiva no Brasil.

E se colhemos bons frutos com esse campeonato foi porque tivemos a melhor das motivações, que foi a paixão por aquilo que fazemos. Não me refiro apenas ao empenho dos organizadores, mas a todos os envolvidos com o 8° Nacional AIDA de Apneia Indoor.

Cada um provou ser um elemento valioso e indispensável nesta conquista alcançada. Por isso, nossos sinceros agradecimentos aos atletas e aos seus familiares, ao pessoal de apoio e aos profissionais da segurança, à PINO e aos demais patrocinadores que confiaram no nosso trabalho, colaborando para o fomento da modalidade no nosso país.

É um orgulho imenso estar inserido nesse contexto, tanto quanto poder compartilhar da emoção de uma marca alcançada por atletas tão capazes e dedicados. Mesmo na qualidade de árbitro, lá no fundo, coberto pela seriedade da função, ficamos empolgados, apreensivos e na torcida por cada atleta durante a realização das suas respectivas performances.

Tenho certeza que nesse ritmo de trabalho e com esse profissionalismo, disposição e dedicação de todos é seguro que o futuro da Apneia esportiva no país será brilhante”.

Ricardo Bahia (Atual Recordista Brasileiro de Apneia Estática e Dinâmica, atleta da Marinha do Brasil, patrocinado pela Cobra Sub Artigos de Mergulhos):

Após um tenso 2020 com pandemia e cancelamento de competições, foi muito bom iniciar 2021 com vitória. É muito recompensador traçar uma meta, batalhar duro e conseguir realiza-la, superando todos os desafios e limites do corpo e mente. Esta última pode ser sua maior aliada como também seu pior inimigo. É o chefão final mais difícil que você deve vencer para zerar o jogo.

Consegui a primeira colocação na estática e um novo recorde brasileiro e primeira colocação na apneia dinâmica, o que me garantiram o título de campeão geral da prova e muita felicidade. O evento foi de altíssimo nível e muito disputado. Todos atletas e organizadores estão de parabéns!”.

Pódio da prova de Apneia Estática com o atleta Ricardo Bahia da Marinha do Brasil em 1º lugar com o tempo de 6:13min; em 2º lugar o atleta Warley Resende com a marca de 5:11min; e em 3º lugar o atleta Rony Cabral com 4:59min. Foto: Reprodução

José Luiz Brito Freire “Zezé” (Diretor do Clube Apneia Z):

O evento contou com 17 atletas sendo 12 de Itabuna, todos da equipe apneia z, e 5 de outros estados, teve o apoio da prefeitura Municipal de Itabuna, de empresas locais que custearam o evento (sonorização, toldos, back drop, limpeza extra da piscina, mídias digitais, árbitros, salva vidas dentre outros) a prefeitura enviou 2 ambulâncias 1 do SAMU outra do bombeiro civil. O evento teve cobertura das principais redes de televisão (Globo, Band e TV local, além de canais de esporte do YouTube) o evento foi considerado um sucesso de grande repercussão a nível de Brasil, com quebra de recordes baiano e nacional

Ranque geral do VIII Campeonato nacional AIDA de Apneia Indoor – ABAPS/2021, com apoio da Prefeitura de Itabuna e o patrocínio da Pino Artigos de Mergulho

Realização:

ABAPS – Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática

Presidente: Ivam Brito

AIDA Brasil – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia

Colaborador principal:

Clube Apneia Z de Itabuna – Bahia.

Diretor: José Luiz Brito Freire ´´Zézé“

Sede Clube: Grapiuna Tênis Club

Arbitragem e coordenação do evento:

Arbitro Principal AIDA Brasil Freediving: Ivan Brito

Arbitro Auxiliar AIDA Brasil Freediving: Alan Nunes

Equipe de safety freedivers e resgates aquáticos:

Silvoney Santos G.V

Wilian Caboje G.V

Patrocinador principal:

PINO Artigos de mergulho

Vídeo

Registro do novo Recorde Brasileiro / Modalidade Apneia Dinâmica Sem Nadadeiras / Atleta Ricardo Bahia da Marinha do Brasil / Marca de 136m:

Compartilhe