4 documentários sobre water sports pra você curtir no Netflix

Compartilhe
Prepara a pipoca porque separamos quatro documentários do Netflix imperdíveis pra quem curte a liberdade e o estilo de vida que só os water sports proporcionam

TAKE EVERY WAVE: THE LIFE OF LAIRD HAMILTON

Laird Hamilton é o mais bem sucedido outsider da história do surfe. Sem jamais ter participado de uma competição como surfista profissional, ele construiu uma carreira bem sucedida a ponto de ser considerado um ícone americano, figurando em capas de diversas revistas e estrelando talk shows como os de David Letterman.

Se hoje existe gente remando de SUP, surfando de foil, windsurfe, fazendo tow-in ou realizando travessias de paddleboard, certamente há de se dar um crédito a esse cara.

“Take Every Wave: The Life of Laird Hamilton” traça um retrato profundo de um grande atleta, tão complexo quanto polêmico, amado e odiado ao longo de toda sua carreira, mas que, indiscutivelmente, tirou o surfe de dentro de uma caixinha e mudou a história dos water sports para sempre.

Com depoimentos de: Gerry Lopez, Dave Kalama, Brian Keaulana, Buzzy Kerbox, Darrick Doerner, Sam George, Terry Chung, entre outros ícones dos esportes aquáticos.

Direção: Rory Kennedy.

FISHPEOPLE

Para alguns, o oceano é um lugar assustador e perigoso. Para outros, no entanto, é um lugar onde a vida pode ser vivida com todo seu esplendor.

Fishpeople conta a história de seis pessoas diferentes que descobriram seu propósito e sua força-motriz no mar. Um ex surfista profissional, uma pescadora, um ex-mineiro de carvão que largou tudo para se tornar fotógrafo aquático, um grupo de crianças em situação de risco em São Francisco que encontraram no surfe uma nova perspectiva de vida, o herdeiro de uma dinastia de water man taitianos e uma nadadora de travessia que uniu EUA e URSS em plena guerra fria.

Este é um filme sobre os efeitos transformadores do tempo gasto no oceano – e como podemos deixar nossas limitações para trás para encontrar um significado mais profundo na água salgada.

Estrelam: Dave Rastovich, Kimi Werner, Ray Collins , Matahi Drollet, Eddie Donnellan e Lynne Cox.

Direção: Keith Malloy.

GIVEN

Given conta a história de uma família de surfistas da ilha havaiana de Kauai que decidiu que viajar pelo mundo é a melhor forma de educar seus filhos.

Amion Goodwin, o patriarca da família, teve uma educação pouco ortodoxa. Sentiu-se um pouco rejeitado por seu pai e não se adequou às restrições impostas pela sociedade moderna, passando grande parte de sua infância saltando entre Fiji, Austrália e Kauai.

Agora, assumindo a figura de pai, Aamion, juntamente com sua esposa, Daize, estão transmitindo o amor pelas culturas ao redor do mundo para seus filhos pequenos, Given (seu filho) e True (sua filha recém-nascida). E tudo é contado a partir da perspectiva do filho dos Goodwins, “Given”. Daí o nome do documentário.

Ao longo do filme, o expectador percebe que a proposta não é sugerir uma forma idílica de se viver a vida e educar seus filhos (deixe isso para os comerciais de margarina), até porque a vida desta família está longe de ser perfeita, mas, tão somente inspirar as pessoas a se libertarem de qualquer bloqueio que as impeça de encontrar o caminho que desejam seguir.

Direção: Jess Bianchi.

JAGO A LIFE UNDERWATER

Em Jago você conhece a história de vida de Rohani, um senhor de aproximadamente 80 anos, local das Ilhas Togean, na Indonésia, contada por ele próprio.

A aparente pobreza e simplicidade com este ancião vive, em uma palafita sobre o mar, no entanto, encontra forte contraste com toda a beleza revelada pelo fundo do mar, com seus corais coloridos e águas cristalinas, onde ele passa a maior parte de seu tempo pescando (a fotografia deste filme é um capítulo à parte).

Rohani ganhou notoriedade por ser um exímio mergulhador, capaz de ir a grandes profundezas e manter-se debaixo d´água por muito tempo. Agora, em idade avançada e bastante reflexivo, ele faz um retrospecto de sua vida, contando suas primeiras experiências no mar, o que aprendeu, e revela seu respeito e veneração pelos deuses do oceano, capazes de acolher com amor seus filhos, mas, também de punir severamente aqueles que desrespeitarem seus domínios.

Direção: James Reed e James Morgan.

Compartilhe