Como a metodologia TABATA pode melhorar sua performance

Compartilhe
método Tabata
O método Tabata, de Izumi Tabata, é um treino Intervalado de Alta Intensidade que tem feito muito sucesso entre seus praticantes. Foto: Mikhail Nilov/ Pexels.com

Olá, pessoal! Neste mês de agosto, estarei no Japão para a disputa do Mundial Master de Esportes Aquáticos. Aproveito essa oportunidade para falar sobre um sistema de treinamento criado por um japonês que tem feito muito sucesso nas academias de musculação e ginástica. O método Tabata, de Izumi Tabata, é um treino Intervalado de Alta Intensidade que consiste no seguinte formato: Escolha um exercício, execute os movimentos na sua intensidade máxima durante 20 segundos e intercale com 10 segundos de descanso. O atleta deve executar oito séries, totalizando quatro minutos de esforço.

Esse tipo de treino foi elaborado quando Izumi buscava aumentar a velocidade e a potência de atletas de elite de patinação no gelo, uma modalidade bastante popular na terra do sol nascente. Segundo os estudos do fisiologista, esse protocolo tem os mesmos benefícios aeróbicos que um treino de intensidade moderada de 60 minutos.

Algumas opções de exercícios que podem ser utilizados nesse tipo de treino são: saltos, burpees, afundo, tiros, corda e polichinelos. Você pode fazer uma série variada com 8 tipos de exercício/movimento ou focar em apenas um. Para ver sua evolução, observe quantos movimentos consegue fazer no final da primeira série e mantenha a quantidade nas próximas séries. Por exemplo, se na primeira série eu fizer 10 saltos com agachamento de 20 segundos, devo conseguir manter o número de saltos nas outras séries.

A principal vantagem é que o Tabata pode ser usado para aprimorar o condicionamento físico de qualquer modalidade esportiva. Por isso, o sistema acabou sendo replicado em vários tipos de treino, especialmente onde o objetivo é aumentar a potência muscular e a capacidade cardiovascular. 

O inverno pode ser um excelente momento para inserir o método, já que ele ajuda a queimar muitas calorias. Nas redes sociais, diversos atletas amadores utilizam a hashtag #tabataworkout incentivando a participação de cada vez mais pessoas. Então, que tal lançar um desafio pra aquele seu amigo que está com preguiça de treinar no inverno?

Espero mais uma vez ter ajudado vocês a aprimorarem o condicionamento físico.

Nos vemos em breve!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe