Setembro Vermelho: Exercícios para cuidar do seu coração
No Setembro Vermelho, Ana Carol Morelli destaca a importância da prevenção de doenças cardiovasculares ... leia mais
“Quero ganhar massa muscular“… “Você precisa melhorar seu percentual de massa magra e diminuir a massa gorda“… Provavelmente você já ouviu essas frases na academia ou no consultório médico. Mas você sabe a diferença entre massa magra, massa gorda e massa muscular? Muitos ainda se confundem, mas entender o que cada uma representa pode fazer toda a diferença na hora de planejar e executar seu treinamento.
O termo massa muscular se refere exclusivamente aos músculos. Já a massa magra é tudo aquilo no corpo que não é água ou gordura, como ossos, tecidos, inclusive os músculos. Frequentemente a expressão massa muscular é usada como sinônimo de massa magra, porém é importante esclarecer que ela é um dos elementos que compõem a massa magra.
A massa gorda, por sua vez, relaciona-se com a porção do nosso corpo formada por gordura. É preciso reforçar que massa gorda não deve ser associada necessariamente a algo totalmente ruim. Em quantidade adequada, a gordura realiza diversas funções essenciais no organismo, por exemplo armazenamento de energia, proteção dos órgãos vitais e manutenção da temperatura corporal. A questão é, em excesso, a massa gorda pode aumentar o risco de surgimento de vários problemas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras complicações.
Um dos principais motivos que levam as pessoas à prática de atividades físicas é o emagrecimento. Por isso, é importante destacar que ao exercitar os músculos a pessoa pode perder medidas, mas continuar com o mesmo peso. É comum para a maioria dos iniciantes achar que o treino não está surtindo efeito pois ainda não viu a diferença na balança, mas não se preocupe! O mais importante é verificar se o percentual de massa magra e massa muscular está aumentando enquanto o percentual de gordura está diminuindo. Quanto maior for a porcentagem de massa muscular presente no corpo, maior será o gasto calórico, ou seja, quanto mais massa muscular você tiver, mais fácil se torna o processo de emagrecimento.
Além disso, o aumento de massa magra no corpo está associado a diversos benefícios à saúde, como melhora do metabolismo – consequentemente mais facilidade para perder de peso -, aumento do ânimo e da disposição física, mais força e equilíbrio corporal.
Falando com aqueles que procuram a musculação ou atividade física para “crescer” e/ou deixar de ser muito magro, saibam que nem todas as atividades físicas ajudam no aumento de massa muscular. As mais aeróbicas, por exemplo, a dança, caminhada e corrida, certamente facilitam a perda de gordura, mas não aumentam a força nem o tamanho dos músculos. Nesse caso, é preciso combinar esse tipo de atividade com exercícios de fortalecimento mais específicos, como musculação.
Além disso, fique atento porque existe uma grande diferença entre ganho de massa e definição muscular. Ganhar massa muscular é um processo gradativo que exige uma mudança de hábitos, aliando uma preparação física bem planejada e uma alimentação mais saudável. Nos treinos para hipertrofia, quando os nossos músculos aumentam de tamanho e volume por conta de uma sobrecarga, cada detalhe importa: qualidade do movimento, carga, intensidade, periodização e alimentação fora do treino.
Outro ponto que é preciso esclarecer é: alguém “mais gordo” pode pesar a mesma coisa que alguém musculoso. Porém, a pessoa musculosa vai aparentar ser mais magra visualmente. Isso porque a massa muscular ocupa menos espaço que a gordura corporal. Portanto, a relação entre peso e massa precisa mais uma vez ser ressignificada, como ocorre com o ganho de massa magra e muscular e a manutenção do peso, citada acima.
Por fim, mas não menos importante, saiba ainda que a perda de massa muscular não é está ligada apenas ao sedentarismo. Ela também é um processo natural do organismo causado pelo envelhecimento. Logo, quanto antes você investir em uma rotina de exercícios regular, além de uma alimentação de boa qualidade, mais qualidade de vida e longevidade você terá no futuro. Entre as principais funções da massa magra no organismo estão a proteção dos órgãos e articulações, movimentação do corpo e controle do metabolismo.
Espero que essas informações ajudem vocês a planejarem e entenderem melhor o treinamento prescrito. Voltamos em breve com mais conteúdo para ajudar você a melhorar sua performance!